A MAPFRE tem uma das instalações de autoconsumo de energia fotovoltaica mais completas e singulares em Espanha.
A iniciativa, desenvolvida em conjunto com a Iberdrola, ocupa 5.700 metros quadrados e evitará a emissão de 700 toneladas de CO2.
A energia verde abastecerá os 48 pontos de recarga gratuitos para os funcionários que usam carros elétricos ou híbridos plug-in, além dos escritórios.O projeto, enquadrado na iniciativa #Apartequenostoca, é um exemplo do compromisso com a sustentabilidade, proteção ambiental e descarbonização, com o qual a MAPFRE tem o objetivo de neutralizar a pegada em todo o Grupo até 2030.
Em apenas seis meses, este projeto, com 2 MW de potência, implicou a colocação de 4.700 painéis de última geração nas coberturas, estacionamentos, fachadas e pisos dos quatro edifícios da sede MAPFRE em Majadahonda (Madrid).
A instalação do projeto ficou a cargo da Iberdrola e ocupa uma área de cerca de 5.700m2 que se soma aos 700 painéis já instalados pela MAPFRE em 2020. Esta nova instalação irá gerar 3,1 GWh por ano, o que permitirá à MAPFRE auto abastecer 40% do seu consumo de eletricidade por ano. Este valor evitará a emissão de 740 toneladas de CO2 por ano para a atmosfera.
A energia verde gerada pelos painéis solares servirá para abastecer grande parte do consumo elétrico necessário para o funcionamento diário dos escritórios, incluindo os 48 pontos de recarga gratuita que a MAPFRE oferece aos funcionários que têm carros elétricos ou plug-in híbridos.
A MAPFRE e a Iberdrola têm previsto estender o projeto com a instalação de mais sistemas fotovoltaicos em 25 grandes imóveis em Espanha durante 2023. Além disso, está também a ser estudada a possibilidade de expandir esta iniciativa a outros países onde está presente, tal como a Alemanha e o Brasil.
#Apartequenostoca
Este é mais um projeto integrado na iniciativa #Apartequenostoca, onde o Grupo MAPFRE tenta impulsionar uma transformação real através dos ambiciosos objetivos contemplados no seu Plano de Sustentabilidade, entre eles a descarbonização da economia como passo fundamental para proteger o planeta.
Em 2021, a MAPFRE alcançou a neutralidade carbónica em Espanha e Portugal e obteve a certificação Resíduo Zero, que permitiu reciclar 351 toneladas de resíduos num ano. Para além de novos produtos sustentáveis, promove ainda outras iniciativas nos locais de trabalho (economizar energia, água, papel, entre outras).