• Em Portugal as mulheres representam 56% do total de colaboradores e, em 2021, representaram 75% das contratações; 
  • O Grupo MAPFRE tem mais de 18.500 mulheres, que representam mais de 55% da força de trabalho. Mais de 41% ocupam cargos de responsabilidade;
  • Cumpre o compromisso de que pelo menos 45% das vagas anuais em cargos de responsabilidade devem ser preenchidas por mulheres;
  • As principais iniciativas para promover a igualdade de género (SDG 5) incluem a Women's Leadership Network e ClosinGap;
  • A MAPFRE continua comprometida com o talento e empenho dos colaboradores, independentemente do género.

A MAPFRE é uma das 418 empresas incluídas no Índice Bloomberg de Igualdade de Género em 2022. Este índice mede a igualdade de género através de cinco pilares: liderança feminina e talento; igualdade salarial e paridade de género; cultura inclusiva; políticas contra assédio sexual; e marcas pró-mulheres. 

Pelo segundo ano consecutivo, a MAPFRE foi incluída no Índice, tendo pontuado dentro do limiar global estabelecido pela Bloomberg, o que reflete a divulgação e realização ou a adoção das melhores políticas nos cinco pilares analisados.

Em Portugal
Na MAPFRE Portugal o sexo feminino representa cerca de 56% do total de colaboradores. De salientar que, durante 2021, 75% das vagas foram ocupadas por mulheres.
Podemos, assim, afirmar que em Portugal a MAPFRE supera o compromisso do Grupo, em ocupar 45% das vagas anuais por mulheres.
 

Quebrar barreiras
O Grupo MAPFRE continua empenhado no talento e compromisso dos seus colaboradores independentemente do género. Acredita que a igualdade não é apenas uma questão de justiça, mas que é fundamental para o progresso da sociedade, para que as empresas sejam mais competitivas e ainda para o desenvolvimento e felicidade das pessoas.
 

55,6% da força de trabalho
A MAPFRE tem uma Política de Diversidade de Igualdade de Oportunidade, que tem como objetivo consolidar uma cultura de respeito pelas pessoas e comportamentos saudáveis, abertos à diversidade, bem como garantir uma efetiva igualdade de oportunidades.

A empresa emprega atualmente mais de 18.500 mulheres talentosas, o que representa mais de 55% da força de trabalho. Mais de 41% destas mulheres ocupam cargos de responsabilidade. A MAPFRE cumpre, assim, um dos seus principais compromissos em termos de igualdade de género, que consiste em que pelo menos 45% das vagas anuais em cargos de responsabilidade sejam ocupadas por mulheres. Em 2021, esse percentual era de 49,1.
 

Rede de Liderança Feminina e ClosinGap
Entre as principais iniciativas que contribuem para o avanço da igualdade de género na empresa destaca-se a Rede de Liderança Feminina da MAPFRE, presente em países como Espanha, Brasil, Estados Unidos, México e Turquia, com o objetivo de aumentar a presença de mulheres em cargos de responsabilidade nas quais estão sub-representadas. Conta ainda com um plano específico para eliminar a diferença salarial. Participa há vários anos no ClosinGap, um cluster de 12 empresas que analisa o impacto económico pelo facto de as mulheres não terem igualdade de oportunidade em áreas como pensões, consumo, emprego e educação, entre outras.
 

Mulheres da ONU e Igualdade de Género Alvo
Há dois anos a MAPFRE aderiu aos Princípios da ONU Mulheres, organização das Nações Unidas dedicada à promoção da igualdade de género e do empoderamento das mulheres, à qual pertencem atualmente um total de 3.139 empresas em todo o mundo. Os princípios incluem o estabelecimento de uma liderança empresarial de alto nível para a igualdade de género; tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho; respeitar e apoiar os direitos humanos e a não discriminação.

Também, como parceiro da Rede Espanhola do Pacto Global das Nações Unidas, a MAPFRE aderiu ao programa Target Gender Equality Accelerator, um movimento global para acelerar a ação sobre o SDG 5 (Igualdade de Género).

644_blomberg_topo.jpg

Relacionado

MAPFRE incluída no Índice de Igualdade de Género da Bloomberg 2021