Os Voluntários MAPFRE não ficaram indiferentes ao projeto da Associação Novo Futuro, uma iniciativa muito importante que utiliza brinquedos como ferramentas terapêuticas - os ursos Sensoriais Think-Feel-Do. Estes peluches vão assim ajudar as crianças e jovens desta associação a ultrapassar as fases mais difíceis das suas vidas.
Os voluntários MAPFRE acreditaram neste projeto e, no mês de junho em que se celebra o Dia da Criança, entregaram 100 ursos a esta Associação. Cada urso foi entregue individualmente a cada criança, numa embalagem personalizada com uma pequena mensagem enviada pelos Voluntários.
A Associação Novo Futuro também deixou uma mensagem de agradecimento, nas suas redes sociais, à Fundação MAPFRE, usando uma expressão de Antoine de Saint-Exupéry “Todas as pessoas grandes foram um dia crianças, mas poucas se lembram disso”. Agradeceram ainda por estarmos sempre presentes e por nunca desistirmos de criar sorrisos nas 75 crianças da Associação. Estes ursinhos Think-Feel-Do vão ajudar a re(construir) futuros!
O que são os Ursos Sensoriais Think-Feel-Do?
São ursos de peluche com enchimento de arroz que ajudam as crianças a comunicar os seus sentimentos e as suas experiências. Para as crianças que passaram por situações traumáticas de abuso, negligência ou violência, a consequência de um trauma pode mudar as suas vidas, impactando a sua saúde mental e o seu futuro. Através deste brinquedo, que é uma ferramenta terapêutica, é possível dar voz às crianças, ajudá-las a fazer a ligação entre o pensar (think, cabeça) sentir (feel, coração) e agir (do, mãos). É por isso que os ursinhos têm uma diferente textura na cabeça, coração e mãos.
Sendo um brinquedo, permite um conforto e uma forma mais afetiva de se sentirem seguras e confortadas apesar da dificuldade do que está a ser trabalhado. É um porto seguro para os temas duros e difíceis e que as pode acompanhar sempre, a qualquer hora e em qualquer local e que é exclusivamente delas.