Hoje em dia, damos como adquiridas uma série de comodidades, que em caso de catástrofe poderão estar indisponíveis. Água potável, energia elétrica, gás canalizado são exemplos de serviços que são frequentemente interrompidos após a ocorrência de acidentes graves ou de eventos catastróficos. E como a maior parte destes eventos acontecem sem aviso, estar preparado é fundamental.

Crie o seu plano

De um modo informal, não alarmista, mas responsável e assertivo, sensibilize a sua família para a necessidade de haver procedimentos, no caso de ocorrer uma catástrofe.

É fundamental que todos saibam como proceder perante este tipo de situações, assim, em conjunto:

  • identifiquem as potenciais situações de perigo e os aspetos mais vulneráveis, definindo as medidas de autoproteção necessárias.

  • estabeleçam o procedimento de evacuação, determinando dois pontos de encontro: 1) no exterior da habitação e a uma distância segura da mesma; 2) fora do local de residência, caso fiquem impossibilitados de regressar a casa.

Este cenário tem grande probabilidade de ocorrer, já que, durante o dia, a maioria dos adultos está a trabalhar enquanto as crianças estão na escola.

O ponto de encontro ideal fica num local elevado e longe de estruturas com risco de colapso.

Promova comportamentos de segurança:

  • gravando em todos os telemóveis da família ou colocando em local visível e acessível a todos, os números de emergência: 112, bombeiros locais, centro antivenenos, polícia.

Não se esqueça ainda: número de telefone da escola dos seus filhos ou do seu local de trabalho.

  • ensinando a todos membros da sua família, incluindo as crianças, a fechar as torneiras de segurança do gás e água, bem como a efetuar o corte geral de energia.

Prepare a sua habitação

Para garantir que a execução do plano corra sem sobressaltos, realize uma vistoria à sua casa e identifique potenciais riscos e/ou situações que comprometam a segurança dos que nela habitam.

  • Identifique a localização das paredes mestras e das vigas de suporte, pois oferecem maior proteção em caso de desabamento.

  • Fixe às paredes estantes e móveis, vasos e floreiras, botijas de gás e outros objetos que pela sua natureza possam ser perigosos durante um sismo. Coloque sempre no chão ou nas prateleiras mais baixas os objetos mais pesados ou de maior volume.

  • Guarde os medicamentos, produtos tóxicos, isqueiros e fósforos, facas e objetos contundentes fora do alcance das crianças, e em locais separados.

  • Não obstrua a rota de evacuação definida e conheça-a “de olhos fechados”. A probabilidade de ter de a usar durante a noite sem recurso a luz elétrica é elevada.

  • Tenha um extintor de pó químico em local acessível. Aprenda e ensine todos a manejá-lo. Mantenha-o recarregado e com as vistorias em dia.

Crie o seu kit de emergência

Após a ocorrência de uma catástrofe de grandes dimensões, muitos dos serviços que usa habitualmente estarão desativados, nomeadamente a distribuição alimentar, postos de combustível e o fornecimento de água potável. Até à reposição da normalidade, poderá não ter a quem recorrer, para apoiá-lo e à sua família.

  • Tenha sempre uma lanterna e rádio a pilhas ou dínamo, pilhas de reserva, agasalhos, mudas de roupa e calçado, água e alimentos embalados para um mínimo de três dias. Inclua no seu kit ferramentas essenciais, ou um canivete de tipo suíço. Guarde tudo junto, num saco impermeável, e em local acessível caso tenha de abandonar o seu lar.

  • Escolha recipientes que não sejam suscetíveis de se partirem e opte por alimentos não perecíveis, nomeadamente enlatados ou comida liofilizada. Se tem animais, não se esqueça de incluir a sua ração. Substitua com regularidade as reservas de água e os alimentos antes do fim do prazo de validade.

  • Desenhe e prepare um estojo de medicamentos adequado às necessidades da sua família. Se alguns dos elementos do seu agregado carece de medicação diária, reserve a necessária para pelo menos cinco dias. Inclua no seu estojo pensos, ligaduras e compressas esterilizadas para estancar hemorragias e um desinfetante (p.ex: Betadine).

  • Tenha sempre o tanque de combustível do seu veículo a pelo menos 50%. Perante a ocorrência de uma catástrofe poderá ter de sair da sua zona de habitação.

  • Guarde no seu kit, uma cópia dos documentos de identificação de toda a família.

Durante a ocorrência da catástrofe

Mantenha a calma, avalie racionalmente a gravidade da situação, use o seu bom senso e adote as medidas de autoproteção necessárias. Desta forma ficará mais apto a lidar com a adversidade da situação.

  • Se estiver descalço, calce-se imediatamente. Em caso de sismo, explosão ou outros eventos desta natureza, há uma elevada probabilidade de haver vidros e outros objetos cortantes.

  • Verifique as condições do local onde se encontra. Se existirem danos graves no edifício deve abandoná-lo, bem como se verificar a ocorrência de fugas de gás ou de outro combustível. Limpe eventuais derrames de líquidos inflamáveis. Se lhe for possível, desligue a água, gás e eletricidade.

  • Verifique se existem feridos. Preste auxílio na medida dos seus conhecimentos e peça ajuda para os feridos graves. Aja rapidamente, com segurança e determinação. Veja se os seus vizinhos, em particular crianças e idosos, necessitam de ajuda. Não se exponha a riscos desnecessários.

  • Ligue o rádio e siga as instruções das autoridades de proteção civil.
  • No caso de sismo, esteja particularmente atento à ocorrência de réplicas que poderão ser tão ou mais intensas que o primeiro abalo. Se estiver na proximidade do oceano, vá para um ponto elevado, pois existe o risco de ocorrência de um tsunami.

  • Conte com a reação dos outros. O medo, choque ou agressividade são comportamentos que acompanham frequentemente a vivência deste tipo de acontecimentos traumáticos. Proteja as crianças e conforte-as, na medida do possível.

“Espere o melhor, prepare-se para o pior”.

Comentários

Sem comentários. Queres ser o primeiro?