Numa altura em que o aumento das temperaturas em diferentes partes do mundo é notório, a água está a tornar-se um recurso cada vez mais precioso. A mudança climática está a impactar significativamente a disponibilidade e a qualidade deste bem essencial à vida, o que leva à necessidade urgente de adotar medidas de consumo consciente e de redução do desperdício. Uma forma eficiente e sustentável de contribuir para a proteção do ambiente e economizar na conta de água é a instalação de sistemas de poupança de água – em residências, edifícios públicos e outros.
A MAPFRE tem algumas sugestões para ajudar a adotar estas medidas e construir um amanhã mais amigo do ambiente – e da carteira.
Como funcionam os sistemas de poupança de água
Os sistemas de poupança de água são projetados para captar, armazenar e reutilizar a água de diferentes fontes, como chuva, condensação de ar-condicionado, água utilizada em atividades domésticas e até mesmo água do mar, dependendo da região. Estes sistemas são compostos por dispositivos e tecnologias que visam maximizar o aproveitamento da água, minimizando a quantidade de água potável utilizada em atividades não potáveis, como irrigação de jardins, limpeza de pisos e descargas sanitárias.
A instalação de sistemas de poupança de água pode ser realizada de diferentes formas, de acordo com as necessidades e disponibilidade de recursos de cada local. Alguns exemplos são:
Cisternas de captação de água da chuva
Estes reservatórios recolhem a água da chuva que cai no telhado, direcionando-a para armazenamento num tanque. A água armazenada pode ser utilizada para regar plantas, lavar carros, entre outras atividades que não exijam o uso de água potável.
Sistemas de reaproveitamento de água cinzentas
As águas cinzentas, provenientes de atividades domésticas, como a lavagem de roupas, louças e banhos, podem ser recolhidas, tratadas e reutilizadas para fins não potáveis. Estes sistemas incluem filtros e tratamentos que tornam esta água adequada para utilização na lavagem do pavimento, irrigação de jardins e alimentação do autoclismo. Idealmente, podem ser instalados em moradias, condomínios, pequenas comunidades, campos de golfe, hotéis e resorts.
Dispositivos de poupança de água
Estes dispositivos ajudam a reduzir o consumo de água sem comprometer a sua funcionalidade. São instalados nas torneiras, chuveiros e descargas, mantendo a pressão adequada. Esta é uma das formas mais simples e eficaz de economizar água, reduzir as contas no fim do mês e contribuir para a preservação dos recursos hídricos, uma vez que estes equipamentos estão capacitados para reduzir o consumo de água em até 50%, dependendo do modelo e da finalidade para a qual são utilizados.
Alguns exemplos de dispositivos de poupança de água são os arejadores de torneira, que misturam ar com água, criando um jato mais suave e reduzindo o fluxo de água sem afetar a pressão da torneira; os chuveiros de baixo fluxo, projetados para reduzir o fluxo de água em relação aos chuveiros tradicionais; e as descargas de baixo fluxo, que usam menos água do que as descargas tradicionais, reduzindo o consumo de água em cada descarga.
Sistemas de irrigação eficiente
Ideais para conservar a água e aumentar a produtividade agrícola de forma sustentável, estes sistemas são projetados para maximizar a eficiência na utilização da água em áreas irrigadas, minimizando a perda de água por evaporação, escorrimento ou infiltração profunda. Mediante a utilização de tecnologias e métodos que permitem a aplicação de água de forma precisa e controlada, visando reduzir o desperdício, a distribuição da água pode ser feita diretamente na raiz das plantas ou através de emissores que lançam água no ar em forma de gotas. Além disso, existem tecnologias adicionais que podem ser incorporadas em sistemas de irrigação eficiente, como sensores de humidade do solo, programadores automáticos e controlo remoto, que permitem ajustar a aplicação de água de acordo com as necessidades das plantas e as condições climáticas.
Sistemas de dessalinização de água do mar
A dessalinização é um processo que remove o sal e outros minerais da água do mar, tornando-a própria para consumo humano e outras finalidades, como irrigação de culturas agrícolas e produção de energia. O processo de dessalinização é especialmente importante em regiões onde a água potável é escassa, ou quando não é possível fornecer água potável suficiente por meio de fontes naturais, como rios, lagos e aquíferos subterrâneos. No entanto, trata-se de um processo caro e que consome muita energia, o que pode tornar o custo da água dessalinizada mais alto do que o de outras fontes de água potável.
A MAPFRE está empenhada em garantir um futuro mais sustentável para todos
Com o compromisso de ser um agente de mudança positiva na promoção da consciência ambiental em todas as suas operações, a MAPFRE promove campanhas de consciencialização – para colaboradores e clientes –, destacando a importância da poupança de água e incentivando a adoção de hábitos mais sustentáveis. A empresa apoia iniciativas e projetos que visam a conservação de recursos naturais, como projetos de educação ambiental, investimentos em tecnologia para tratamento de água e programas de proteção de bacias hidrográficas.
Investindo em pesquisas e estudos sobre como as mudanças climáticas afetam o setor de seguros, a MAPFRE desempenha um papel importante na construção de uma sociedade mais sustentável e na redução de custos e riscos associados à gestão de recursos naturais e ambientais.
Com pequenas mudanças diárias – banhos mais curtos, lavagem de roupa em quantidades maiores ou fecho da torneira durante a escovagem dos dentes – é possível fazermos a nossa parte pela preservação do meio ambiente, enquanto economizamos dinheiro. Cada gota poupada é uma pequena contribuição para um futuro mais sustentável e equilibrado.
Comentários