A tendência é comparar tudo: peças de roupa, de fruta, preços, casas, entre milhares de outras coisas.

 

Mas será que é aí que está o segredo para poupar o planeta? A comparação pode, certamente, desempenhar um papel importante na hora de refletir sobre as questões ambientais.

 

 

Ao serem comparadas diferentes práticas, produtos ou estilos de vida, em termos do impacto ambiental que podem (ou não) ter, é possível tomar decisões mais informadas e optar por opções mais sustentáveis.

O que podemos comparar?

  • consumo de energia entre diferentes tipos de eletrodomésticos ou veículos: neste caso, é concebível escolher aqueles que são mais eficientes em termos energéticos. Da mesma forma, ao comparar os impactos ambientais de alimentos de origem animal e vegetal, ao optar por uma dieta mais baseada em plantas tem, por norma, uma pegada ambiental menor.
     
  • Sites: para evitar que os consumidores sejam vítimas de burlas e fraudes a partir da internet, existem ferramentas online, como a “Este site é seguro?”, que permitem identificar os riscos de ciberataque ou burla.

De acordo com as recomendações de entidades defensoras do consumidor, em 2024, um “consumidor ético e responsável” é aquele que se informa sobre o impacto da produção nos direitos humanos; que opta por produtos com o selo Fair Trade ou World Fair Trade Organization; que apoia campanhas de defesa dos direitos humanos e proteção dos trabalhadores e a defesa do ambiente; e que solicita diretamente às marcas as informações sobre as suas políticas na área dos Direitos Humanos e Ambiente nas cadeias de produção.

Certificações

Estão disponíveis diversas certificações para auxiliar os consumidores na altura de identificar e adquirir produtos que sejam considerados sustentáveis.

Se procurar as certificações de produtos como o papel, perceberá que existem duas certificações: o FSC e a PEFC, que estabelecem regras de produção sustentáveis das florestas que lhe dão origem.

Mas existem vários outros tipos de certificações. De acordo com o BCSD (Business Council of Sustainability Development), essas certificações representam uma ferramenta crucial para as empresas no seu caminho para a sustentabilidade. Exigem a adoção de princípios e procedimentos ESG (Environmental, Social and Governance), e podem ser agrupadas em três categorias principais: certificações de processo, certificações da oferta, e certificações da empresa. São exemplos a ISO 14001 ou 37001 , que ajudam a integrar aspetos e preocupações ESG, a Rainforest Alliance, ou o Rótulo Ecológico da União Europeia (Ecolabel), que procuram assegurar ao consumidor final que determinado produto ou serviço, respeitam certos standards ambientais e/ou sociais.

Comparar começa com analisar, mas também com questionar. Por isso, cuidado com as mensagens que podem ser tentativas de greenwashing.

É importante adotar práticas e políticas para preservar e proteger o meio ambiente e os recursos naturais do planeta. Isso inclui ações destinadas a reduzir a poluição, a conservar a biodiversidade, a mitigar as mudanças climáticas e a promover o uso sustentável dos recursos naturais, como a água e a energia.

 

O contributo da MAPFRE
 

A MAPFRE não é só uma seguradora. Assumiu há vários anos o compromisso com a sustentabilidade, e a nível ambiental está na vanguarda dos desafios e das estratégias para um planeta mais sustentável, apostando na pegada ecológica e na economia circular:

Energia renovável ou não renovável?

Um dos principais focos da MAPFRE é a redução da pegada de carbono. Implementa, constantemente, medidas para diminuir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) nas suas operações, incluindo a adoção de fontes de energia renovável e a melhoria da eficiência energéticos nos seus edifícios.

Menos água ou mais conforto?

A MAPFRE tem políticas rigorosas em relação ao uso responsável dos recursos naturais que o planeta nos oferece: sensibiliza os colaboradores para a importância da conservação da água e incentiva a utilização de tecnologias que reduzam o consumo deste bem vital.

Veículo próprio ou transportes públicos?

Também comprometida com a promoção da mobilidade sustentável, a MAPFRE incentiva os colaboradores a utilizarem meios de transporte mais ecológicos, como os transportes públicos ou as bicicletas, e investe em sistemas de videoconferência para limitar as viagens de negócio e reduzir o número de veículos na estrada.

Mais sobre o papel da MAPFRE na promoção da sustentabilidade aqui.

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