O verão ainda está meio e, por isso, nunca é demais relembrar os conselhos de segurança para esta época.

Tudo bem fechado

Antes de sair de casa, assegure-se que as portas e janelas estão bem fechadas. O melhor método é fazer com que a sua casa pareça estar habitada: deixe as persianas mal fechadas, não desligue a eletricidade, reencaminhe as chamadas do telefone fixo para o telemóvel.

Cuidado com as selfies

Deve ter cuidado com a sua atividade nas redes sociais. Não divulgue a sua ausência nem torne públicos os seus planos. Se quer ter a certeza que ninguém o encontra fora da sua residência desative, para si e para a sua família, o modo de localização que estes portais oferecem. Publicar fotografias geoposicionadas é outra forma de evidenciar que não está ninguém em sua casa.

Antes de sair…

Se tem algum sistema de alarme, reveja o seu funcionamento e verifique os códigos. Deixe umas chaves suplentes a um familiar ou pessoa de confiança que possa ir a sua casa em caso de emergência e que também recolha o seu correio. Não deixe o computador ou outros dispositivos eletrónicos ligados em casa.

Mais vale prevenir…

Evite deixar objetos de valor à vista no interior do veículo e não leve grandes quantidades de dinheiro consigo em viagens. Sob pretexto algum coloque o seu nome em bagagem de pessoas desconhecidas, e não confie o transporte das suas malas a pessoas não creditadas. Nunca perca a sua bagagem de vista.

Ao chegar ao seu destino

No hotel ou apartamento, adote as mesmas medidas de segurança que tem em casa, procurando manter num local seguro objetos de valor, dinheiro e cartões de crédito. Identifique as saídas de emergência como medida preventiva. Tenha cuidado em não deixar objetos pessoais em lugares públicos, especialmente carteiras, malas, câmaras, telemóveis, tablets, etc. Não os deixe em mesas de esplanadas, restaurantes ou bares, e evite chamar a atenção para si e para objetos de valor.

Últimos conselhos

Crie códigos de acesso para todos os seus dispositivos e altere-os assim que chegar a casa, especialmente se acedeu a serviços em que foi necessário colocar código de acesso durante as suas férias. Evite utilizar computadores públicos em hotéis, cafés ou outros estabelecimentos para aceder a serviços pessoais ou profissionais que necessitem de códigos.


Esta informação é da responsabilidade da Direção Corporativa de Segurança e Meio Ambiente da MAPFRE