A MAPFRE aliou-se ao projeto-piloto de UNEP FI da ONU, juntamente com 15 seguradoras líderes, para avaliar o impacto que as alterações climáticas têm e incorporar as recomendações da Force on Climate-related Financial Disclosures (TFCD) no setor segurador. Este grupo de trabalho está a desenvolver um conjunto de ferramentas para avaliar os riscos e dar informações relevantes aos investidores sobre os efeitos desse fenómeno global, ajudando na transição para comunidades e economias de baixo carbono e resistentes ao clima.

"Como seguradora global, a MAPFRE participa com o compromisso de contribuir para a definição de um padrão de desempenho técnico-financeiro para o setor como um todo, que permita ajudar desde o seguro, gerir os riscos e as oportunidades da transição para uma economia de baixo carbono e reduzir o impacto das alterações climáticas para a sociedade como um todo”, afirma Fernando Mata, diretor e gerente geral corporativo (CFO).

O aquecimento global está a dar origem a tendências adversas, como o aumento do nível da água do mar, a desertificação ou o aumento da frequência e intensidade de fenómenos climáticos (cheias, furacões, secas, incêndios, etc.), que representam um esforço para as seguradoras equilibrarem a proteção que oferecem aos seus clientes.

"Durante gerações, o setor segurador tem servido como um sistema de alerta antecipado e como um gestor de risco para a sociedade uma vez que analisa, reduz e assume riscos. O risco da alteração climática está-se a intensificar. Esse é o motivo pelo qual estamos a trabalhar com as principais seguradoras. Para compreender a fundo o que está em jogo”, afirma Erik Solheim, diretor executivo do programa ambiental da ONU.

A MAPFRE demonstra mais uma vez o seu envolvimento com o meio ambiente e o compromisso com a sustentabilidade e a transparência, tornando-se evidente nos importantes reconhecimentos já conquistados, como a classificação da empresa entre as 15 empresas do índice de sustentabilidade DJSI World 2018 e sua inclusão na Climate A-List de CDP pelo terceiro ano consecutivo, entre outros.