Dica 1 | Portas e janelas bem fechadas

Se vai de férias, e vai estar muitos dias fora de casa, divirta-se!

Mas não se esqueça de fechar bem todas as portas e janelas, deixando as persianas parcialmente abertas (fazer com que a casa pareça estar habitada é a melhor forma de dissuasão). Não desligue a eletricidade para que a campainha continue a funcionar. Reencaminhe as chamadas do telefone fixo para o telemóvel.

Dica 2 | Atenção às selfies

Ficou mesmo bem naquela selfie à beira-mar ou junto àquela estátua muito famosa… mas deve ter cuidado com a sua atividade nas redes sociais.

Se está de férias, não deve revelar a sua ausência ou tornar públicos os seus planos. Se quer ter certeza de que ninguém o localiza a si e à sua família fora da sua área de residência, desative a função de localização que estes portais oferecem. Não publique fotos geoposicionadas, porque esta é uma outra maneira de mostrar que a sua casa está desabitada.

Dica 3 | Antes de sair de casa faça uma check list

Se tem um sistema de segurança na sua casa, reveja o seu funcionamento. Deixe um conjunto de chaves a um familiar ou pessoa de confiança que possa ajudar em caso de necessidade e que possa recolher o seu correio semanalmente. Não deixe o computador ou outros dispositivos eletrónicos ligados em casa. Faça uma cópia de segurança dos equipamentos de informática antes de ir de férias.

Dica 4 | Mais vale prevenir…

Evite deixar objetos de valor à vista no interior do veículo. Durante as viagens, evite levar grandes somas de dinheiro e, sob nenhum pretexto, indique o seu nome para colocar em bagagem de pessoas desconhecidas. Não confie o transporte das suas malas a pessoas não credenciadas e tente não perder de vista a sua bagagem em estações ou locais semelhantes.

Dica 5 | Ao chegar ao destino

No hotel ou apartamento, adote as mesmas medidas de segurança que costuma utilizar em sua casa. Procure manter em lugar seguro os seus objetos de valor, dinheiro e cartões de crédito. Como medida preventiva identifique as saídas de emergência. Tenha cuidado para não deixar os seus objetos pessoais em locais públicos, especialmente carteiras, câmaras, telemóveis, tablets, etc. Tente não os deixar em cima da mesa das esplanadas, bares ou restaurantes, e evite a ostentação de riqueza e objetos de valor.

Últimos conselhos

Defina senhas de acesso para todos os seus dispositivos, aponte e leve consigo a informação necessária para os bloquear/desbloquear. Tente alterá-las no regresso das férias, principalmente se tiver acedido a serviços que necessitaram de códigos. Evite computadores públicos de hotéis, cafés e outros estabelecimentos para aceder a serviços pessoais ou profissionais que necessitam de código.