A mais recente campanha da MAPFRE foi criada com o intuito de promover a adoção de animais pretos na União Zoófila, ajudando a mudar a sorte dos nossos companheiros de quatro patas. Empenhada em associar-se a causas de valor, com esta iniciativa a MAPFRE dá prioridade aos animais menos adotados em todo o mundo. No Youtube, a campanha teve perto de 100 mil visualizações.

 

Cães e gatos pretos são as proverbiais “ovelhas negras” quando se trata de adoção de animais de estimação. Sofrendo reputações injustamente conquistadas — as de que são símbolo de pouca sorte ou de que são objeto de pouca fotogenia — são eles os que, não raras vezes, passam uma vida inteira num abrigo à espera de um dono.   

Foi a pensar destes desafios que os animais de estimação pretos enfrentam, que a  MAPFRE apostou numa campanha sob o mote “Azar? Azar É Não Ter Seguro” em colaboração com a União Zoófila (UZ), oferecendo um ano de seguro de responsabilidade civil e saúde animal a todos os animais adotados na associação durante o período da iniciativa, além de 20% de desconto na compra de um novo seguro animal a quem já tinha um companheiro de quatro patas em casa.

A campanha, desenvolvida pela agência de PR & Influence Omertà e pela agência de publicidade FunnyHow, arrancou no Dia Mundial do Animal (4 de outubro) e estendeu-se até 30 de novembro, tendo como ponto de partida um filme onde as estrelas foram os animais da UZ.

Janaohaazar

Com o objetivo de mostrar que as superstições não passam disso mesmo — meras superstições — o vídeo mostra a interação de vários cães e gatos com elementos associados a maus presságios (um saleiro, um espelho partido ou um chapéu de chuva aberto), tudo isto num cenário negro.

"A cor preta carrega uma série de mitos e conotações. Nos animais a conotação direciona-se para a superstição, o azar, a tristeza, quando a cor é meramente acessória. Os seres vivos devem sê-lo sempre pela sua essência. Congratulamo-nos por uma empresa da dimensão da MAPFRE ter olhado para estes animais, tantas vezes esquecidos, e ter decidido premiar os adotantes que também olhem para eles e lhes proporcionem a casa que tanto merecem", refere Margarida Saldanha, uma das responsáveis das Adoções na União Zoófila.

João Gama, diretor de Marketing e Clientes da MAPFRE, explicou a razão da iniciativa. “Queremos alertar para a importância de os donos protegerem os seus animais de estimação com o nosso seguro de responsabilidade civil e saúde animal, ao mesmo tempo que promovemos e incentivamos a adoção naquela que é uma das associações portuguesas que mais faz por animais desprotegidos e abandonados”.

Todos os animais presentes na campanha – O'Malley, Girassol, Balzac, Minestrone, Cara Linda, Caci, Gilberto ou Sunday – estão disponíveis para adoção na União Zoófila, que tem atualmente no seu abrigo mais de 600 animais, onde cerca de 130 são cães e gatos pretos à espera de um futuro mais sorridente. A boa notícia é que esta iniciativa já deu resultados felizes: 12 animais pretos (9 cães e 3 gatos) desta instituição já foram adotados ao abrigo da campanha, que gerou quase 100 mil visualizações no YouTube e mais de 50 mil interações nas redes sociais. A MAPFRE vai ainda fazer o apadrinhamento anual de uma box de animais da União Zoófila e apoiar a produção de calendários solidários.

Operativa campanha animais

Além das adoções, também é possível ajudar a União Zoófila, que faz todo o trabalho de acolhimento, tratamento e proteção dos animais abandonados, através de doações feitas no seu site, por MBWay ou transferência bancária.

Um estigma é apenas um estigma, e um animal de estimação que precisa de um lar fala mais alto do que qualquer crença. A superstição só tem poder se este lhe for dado. Então, porque não deitar por terra o mito e dar as boas-vindas a um gato ou cão preto à sua casa? Pode não trazer sorte ou prosperidade, mas irá, certamente, dar-lhe amor incondicional. Afinal de contas, o azar não escolhe cores e o preto bem vai com tudo.

 

Doações para a União Zoófila:

IBAN: PT50 0033 0000 0058 0204 2235 6
MBWay: +351 934 606 853 
PayPal: www.paypal.me/uniaozoofila/

Número solidário: 760 50 10 15