A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) divulgou recentemente o micrositePortugal Seguro”, desenvolvido em parceria com o C.I.T.I. - Centro de Investigação para Tecnologias Interativas, da Universidade Nova.

Este microsite dirige-se a um público mais jovem, com o objetivo de lhes dar uma ferramenta online onde, de forma divertida e ao mesmo tempo educativa, se familiarizem com o tema dos seguros e com a sua importância no dia-a-dia. Está acessível através do site www.apseguradores.pt e conta com várias áreas de interesse.

Sobre o tema dos seguros para os mais jovens, a APS lançou também dois livros da coleção “Seguros e Cidadania”, da autoria das escritoras Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães. De forma didática e divertida, dão a conhecer aos mais novos as potencialidades que os seguros oferecem e são distribuídos pelas escolas a nível nacional, conjuntamente com fichas didáticas para os professores.

Adicionalmente, foi desenvolvido o “Caderno de Educação Financeira” para o 1.º ciclo, que resulta do protocolo celebrado no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira entre o Ministério da Educação e Ciência, os supervisores financeiros (Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões) e quatro associações do setor financeiro (Associação Portuguesa de Bancos, Associação Portuguesa de Seguradores, Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios e Associação de Instituições de Crédito Especializado).

Este é um projeto pioneiro na Europa, que tem como objetivo apoiar os alunos e os professores do 1.º ciclo do ensino básico na implementação dos temas definidos no Referencial de Educação Financeira para este ciclo de ensino. De uma forma muito lúdico-didática, são abordados os temas “Necessidades e desejos”, “Despesas e rendimentos”, “Poupança”, “Risco e incerteza” e “Meios de pagamento”.