A MAPFRE, Seguros de Vida S.A. e a MAWDY, foram distinguidas pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego - CITE, pelas suas boas práticas na promoção da Igualdade Remuneratória entre Mulheres e Homens por trabalho igual ou de igual valor.
A distinção foi feita pela CITE, que tem como missão promover a igualdade e a não discriminação entre mulheres e homens no trabalho, no emprego e na formação profissional; proteção da parentalidade; conciliação da atividade profissional com a vida familiar e pessoal. A distinção é ainda feita pela Autoridade para as Condições de Trabalho – ACT e pelo Gabinete de Estratégia e Planeamento - GEP do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social - MTSSS.
Na MAPFRE promovemos uma cultura diversificada e inclusiva, e para isso contamos com a nossa estratégia de diversidade (sem barreiras geracionais, culturais, de género ou orientação sexual). Além disso, temos trabalhado ao longo dos últimos anos para criar um ambiente favorável onde todas as pessoas possam oferecer o seu talento, independentemente do género ou de qualquer outro critério.
Destacamo-nos assim, pelas boas práticas na promoção da igualdade salarial entre homens e mulheres. Em Portugal, 55% dos nossos colaboradores são mulheres (183 num total de 332), valor que se reforça a nível internacional, com 17.300 colaboradoras a representar 55,4% nos quadros globais. Destas, 42% ocupam postos de responsabilidade.
Em 2022, 54,7% das novas incorporações no quadro de funcionários do Grupo MAPFRE (a nível mundial) foram de mulheres. 42% de seus postos de responsabilidade são desempenhados por mulheres. E o equilíbrio entre géneros no Conselho de Administração estará praticamente atingido: 47% de mulheres, que se traduz em 7 mulheres e 8 homens.
De acordo com informações da ACT, o direito à igualdade em todos os locais de trabalho constitui uma preocupação mundial expressa na Agenda do Trabalho Digno da Organização Internacional do Trabalho (OIT) definida em 1999, reforçada pela Declaração da OIT sobre justiça social para uma globalização justa em 2008, e pelas políticas e estratégias da OIT 2010-2015, que visaram assegurar os direitos fundamentais do trabalho.
Números da MAPFRE de 2022 relativos à diversidade de género
Comentários