Atualmente no Brasil, em Itajaí, onde o barco “MAPFRE” chegou em segundo lugar, a frota prepara-se agora para partir na 6ª etapa da prova, que chega a Newport, nos Estados Unidos da América, antes da stopover em Lisboa.
Faltam 39 dias para a maior competição náutica do mundo chegar à Doca de Pedrouços, em Algés, num dos maiores eventos que a nossa capital vai receber este ano.
Mas, enquanto não chegam, fique a conhecer melhor o barco “MAPFRE” em números:
- Tamanho: 20m
- Largura Máxima: 5,60m
- Peso: 12.500 kg
- Vela de vento de popa: 578 m2
- Velas: North Sails, 12 (máximo de oito a bordo)
- Total de câmaras: 5
Construção:
- Farr Yacht Design (EUA): Projeto do Volvo Ocean 65
- Persico (Itália): Responsável pelo casco, bolinas e estrutura interna
- Multiplast (França): Coberta e alguns componentes
- Decision (Suíça): Estrutura interna
- Green Marine (GBR): A montagem final e a instalação de outros componentes, incluindo galeria, toda estação de média, leme e rodas de leme
Equipa:
- Clube: Real Club Náutico de Sanxenxo
- Skipper: Iker Martínez
- Tripulação: Xabi Fernández (Chefe de Turno - Espanha), Jean Luc Nélias (Navegador – França), André Fonseca “Bochecha” (Chefe de Turno – Brasil), Antonio Cuerva-Mons (Proeiro – Espanha), Rob Greenhalgh (Chefe de Turno – Reino Unido), Carlos Hernández (Regulador de Vela/Proeiro – Espanha), Rafa Trujillo (Regulador de Vela – Espanha), Willy Altadill (Regulador de Vela – Espanha), Francisco Vignale (Jornalista de bordo – Argentina), Anthony Marchand (Regulador de Vela – França), Sam Goodchild (Regulador de Vela/Proeiro – Reino Unido), Nico Lunven (Navegador – França), Michel Desjoyeux – França)
- Equipa de Terra: Pedro Campos (Diretor Geral – Espanha), César Elízaga (Diretor Executivo – Espanha), Ben Wright (Diretor Técnico – Austrália), Alejandro Varela (Diretor de Comunicações – Espanha), Miguel Soláns (Diretor Financeiro – Espanha), Eduardo Valderas (Navegação e Eletrónica – Chile), Eduardo Marín (Capitão de Barco – Espanha), Gonzalo Fdez de Velasco (Construtor – Espanha), Santiago Pablos (Sistemas a bordo – Espanha), Renato Conde (Rigger e Compósitos - Portugal), María Bertrand (Logística – Espanha), Jorge Blanco (Logística e Compras – Espanha), Ìñigo Losada (Responsável Saúde – Espanha), Lucía Santa Cruz (RP/Hospitalidade – Espanha), Helena Paz (Assessora de Imprensa – Espanha), María Muiña (Fotógrafa – Espanha), José Luis de Castro (Administração e Logística – Espanha), Jacobo Blanco (Manutenção – Espanha) e Jose Señoráns (Manutenção – Espanha)
Principais inovações:
- Quilha: O calado máximo aumentou de 4,5 m para 4,7 m, o que permitiu um melhor acerto do barco. Além disso, a redução do peso da quilha dará mais desempenho ao veleiro
- Eixo da quilha: O novo barco tem uma quilha inclinada para facilitar o desempenho. A criação da peça dá mais sustentação ao veleiro, reduzindo o deslocamento e a resistência
- Estrutura: Há oito anteparas dentro do Volvo Ocean 65 em comparação com as quatro do Volvo Open 70. Isso deixa a estrutura mais sólida
- Proa inversa: O detalhe na proa é mais visual e fica na parte mais fotografada do barco. A alteração ajuda a evitar a acumulação de água no setor
- Tanques de lastre: No Volvo Open 70, havia apenas um lastro de água na popa. O Volvo Ocean 65 tem dois na popa e um na proa.
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