A última edição do ranking anual elaborado pela MAPFRE Economics, divulgado no início do mês, confirma o posicionamento do grupo MAPFRE como uma das 15 seguradoras líderes na Europa no ano de 2020, assumindo o 6.º lugar entre os maiores grupos de Seguradoras (Não Vida) e repetindo a sua 11.ª posição no ranking do total de negócios.
Apesar do forte impacto no negócio provocado pela COVID-19, que também levou a uma queda de 19,8% no rendimento líquido, para 27.864 milhões de euros, destaca-se a resiliência do setor em termos de solvência. De facto, 10 dos 15 grupos que fecharam 2020 com melhorias significativas, assim como a MAPFRE, conseguiram um rácio que aumentou de 186,8% para 192,9% (a 31 de março de 2021 já era de aproximadamente 200%).
Clique na seguinte imagem para ver o Ranking completo:
O relatório reflete também a resposta das seguradoras europeias à pandemia, salientando-se o empenho em garantir a saúde e segurança dos colaboradores, o trabalho desenvolvido para a continuidade do negócio e o cumprimento das obrigações contratuais, prestando sempre aos seus clientes um serviço e aconselhamento adequados. Além disso, colocaram em prática a implementação de medidas excecionais, mobilizando recursos para impulsionar a economia através de apoios à sociedade e medidas para ajudar os Segurados, especialmente as pequenas e médias empresas e trabalhadores independentes.
O prémio dos 15 maiores grupos seguradores europeus caiu 4,9% no ano passado, para 567,73 mil milhões de euros. No entanto, o volume agregado de prémios destes grupos (Não Vida) registou um ligeiro aumento de 0,7%, em comparação com 2019.
Por um lado, o Ramo Vida foi particularmente afetado pela crise gerada pela pandemia, bem como a persistência das baixas taxas de juro.
Pode consultar o relatório completo aqui.
Comentários