A MAPFRE passou a ter a maioria do capital da sociedade gestora de carteiras de valores mobiliários, La Financière Responsable (LFR), com a compra de mais um pacote acionário onde alcançou os 51% do capital. Assim, redobrou a sua aposta no mercado francês de fundos de investimento e, especificamente, no investimento socialmente responsável (ISR).
A MAPFRE já tinha adquirido 25% no final de 2017, naquela que foi a primeira operação de uma gestora espanhola numa empresa estrangeira do setor e, dada a boa evolução do acordo e o bom entendimento entre ambas as empresas, decidiu dar-se outro passo. “Desde 2017, apostamos no investimento sustentável e a LFR tem uma experiência de quase 25 anos neste segmento. Nestes últimos cinco anos, lançamos produtos ISR conjuntamente, que têm a particularidade de contar com uma metodologia própria para a seleção final dos valores que fazem parte da carteira dos fundos, algo muito reconhecido pelos nossos clientes”, assinala José Luis Jiménez, diretor geral de investimentos da MAPFRE.
Um dos fundos estrela que surgiu desta aliança foi o fundo de Inclusión Responsable, e que foi referido como exemplo de boas práticas pela ONU. É um produto que incorpora em carteira aquelas empresas mais comprometidas com a inclusão profissional de pessoas com deficiência. Outro exemplo é o MAPFRE AM Capital Responsável, outro fundo de investimento artigo 8 dentro da categoria ESG (investimentos com critérios meio ambientais, sociais e de gestão) e que acaba de receber as cinco estrelas por parte da Quantalys, um dos prestadores de análise independente de maior prestígio do mercado.
A LFR, que tem um património de cerca de 650 milhões, continuará com a mesma operação com os seus clientes e manterá a mesma marca.
A MAPFRE SA renova a sua confiança nas equipas atuais da LFR para se continuarem a dotar de maior capacidade investidora e a crescer no mercado europeu com investidores institucionais, AFIs e gestores patrimoniais. Dá assim um novo passo na internacionalização do negócio de gestão de ativos, o qual gere através da MAPFRE AM, a maior gestora independente não bancária da Espanha, com 40.000 milhões de euros sob gestão.