A MAPFRE AM, a gestora de fundos da MAPFRE, registou um lucro líquido de 32 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, um aumento de 23% quando comparado com o mesmo período do ano anterior. De salientar que as receitas de vendas foram 16% mais elevadas do que em setembro de 2020, enquanto as despesas operacionais totais aumentaram cerca de 11%.

 

Segundo Miguel Ángel Segura, diretor-geral de Investimentos da MAPFRE, o bom desempenho do negócio deve-se, por um lado, "ao bom desempenho das subscrições, que cresceram 38% durante o período em análise, bem como às transferências recebidas de fundos de investimento, principalmente fundos MAPFRE”.

Além disso, a comercialização de fundos de investimento com critérios ESG (ambientais, sociais e de gestão) continua a melhorar, com um saldo líquido positivo de 94 milhões de euros, dos quais 38 milhões de euros correspondem a clientes de retalho.

 

Nos últimos cinco anos, a MAPFRE, através da sua gestora de ativos MAPFRE AM, tem promovido o investimento socialmente responsável. Em 2017, adquiriu 25% da gestora francesa, La Financière Responsable (LFR), uma empresa que já tinha mais de dez anos de experiência neste domínio. A MAPFRE AM, que tem mais de 40 mil milhões de ativos sob gestão, tem atualmente dois fundos do SRI ao abrigo do Artigo 8º do novo regulamento SFDR: o Capital Responsável e a Inclusão Responsável.

 

Esta última, que foi citada como exemplo de melhores práticas pela ONU, incorpora empresas que estão empenhadas na inclusão de pessoas com deficiência nas suas carteiras. Ambos os produtos têm também o prestigioso selo do SRI fornecido pelo Ministério das Finanças Francês.

 

Além do sucesso dos fundos MAPFRE, há também a venda de produtos Unit Linked, tais como o Multifondos Open, Activo Multifondos e o Programa Horizonte Investimento, que de acordo com Miguel Ángel Segura, “o bom desempenho em termos de rentabilidade dos nossos produtos e a maior visibilidade do nosso negócio nos meios de comunicação social têm permitido que a Rede Comercial aproveite o momento para destacar a nossa oferta financeira junto dos clientes".

 

De salientar ainda que, nos Fundos de Pensões apesar da queda das contribuições como resultado do agravamento fiscal dos planos individuais, as transferências recebidas tiveram um desempenho muito positivo (+21%) com uma campanha de transferências, antes do verão, o que foi um sucesso notável.

 

MAPFRE AM (Gestão de Ativos)

Na MAPFRE AM destacamos ainda a MAPFRE Gestión Patrimonial (MGP), a qual teve um bom desempenho. Através desta marca, lançada em outubro de 2017, a MAPFRE oferece soluções de investimento financeiro aos seus clientes para tornar as suas poupanças rentáveis. Em termos de volume aconselhado na arquitetura aberta, já excede 1.174 milhões de euros, o que representa um crescimento de 55% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

 

Os lucros e a solidez que a MAPFRE tem vindo a demonstrar reforçam a qualidade dos nossos produtos de Poupança e de Investimento.

 

Arquivado em: