A Capital Finance International (CFI) - uma publicação britânica, especializada em finanças e economia - destaca de forma positiva as alianças que a MAPFRE AM tem realizado nos últimos anos como forma de promover o investimento socialmente responsável, assim como a aquisição de uma participação de 25% na boutique francesa La Financière Responsable (LFR) e as várias estratégias em que a MAPFRE AM tem apostado. De acordo com o parecer emitido pelo júri, a “MAPFRE AM identifica o investimento responsável como o elemento central do seu modelo de negócio, sendo a primeira gestora de ativos espanhola a receber o prestigiado selo ISR francês para investimentos sustentáveis".

A CFI realiza uma pré-seleção de candidatos para as diferentes categorias, através da votação pelos seus leitores e assinantes (atualmente mais de 162.000), bem como profissionais e várias organizações que apoiam a publicação, tais como o Banco Mundial e a ONU, entre outras. Entre os critérios tidos em conta pelo júri estão o reconhecimento da relevância dos fatores Ambientais, Sociais e de Governação (ASG) para os investidores; comportamento empresarial ético; investigação, análise e avaliação eficazes das questões dos ASG; a experiência das equipas de investimento; excelência, inovação e contribuição global para a saúde a longo prazo, progresso e estabilidade dos mercados financeiros mundiais; e transparência.
 

award
O prémio entregue pela CFI à MAPFRE AM


Em linha com o objetivo de melhorar a transparência, a MAPFRE AM lançou recentemente um novo website que se concentra precisamente nas suas estratégias ASG.

Nas palavras de José Luis Jiménez, Diretor Geral de Investimentos da MAPFRE, "estamos muito gratos por termos recebido este reconhecimento. A nossa empresa mantém um compromisso com a nossa sociedade e com o desenvolvimento sustentável, e isto também se aplica às nossas ações como investidores. É por isso que estamos empenhados em investir com critérios ASG, e demonstramo-lo não só através dos produtos e fundos que oferecemos, sejam eles tradicionais ou alternativos, mas também em todo o balanço do grupo MAPFRE".

mapfreamoffice
O escritório da MAPFRE AM


O painel de jurados do CFI também reconheceu as práticas de desenvolvimento de produtos da MAPFRE AM, que têm em linha de conta não só a rentabilidade financeira mas também a rentabilidade social. Neste sentido, MAPFRE tem fundos do ISR em conformidade com o artigo 8.º do novo Regulamento de Divulgação Financeira Sustentável da União Europeia (SFDR). Por exemplo, existe o MAPFRE AM Inclusion Responsable, um fundo que tem sido citado pelas Nações Unidas como um exemplo das melhores práticas, e que apresenta empresas que enfatizam a inclusão de pessoas com deficiência no local de trabalho. Outro exemplo é MAPFRE AM Capital Responsable, que é um fundo misto que promove empresas e entidades com estratégias empresariais centradas nos critérios do ASG.

Álvaro Anguita, o Diretor Executivo da MAPFRE AM, explica que "há anos que nos concentramos em estratégias com critérios de ASG, e os nossos clientes valorizam-nas. Na MAPFRE AM, acreditamos que é importante enfatizar não só a rentabilidade financeira, mas também a rentabilidade social". Na verdade, os dois andam de mãos dadas, e isto é demonstrado pelos resultados positivos que os nossos produtos obtêm. Estão entre os melhores da sua categoria, com rentabilidades que excedem os índices de referência com uma margem significativa".

A MAPFRE AM gere investimentos em mais de 25 países há mais de 30 anos, com uma equipa profissional
formada por mais de 150 especialistas. Atualmente, são geridos mais de 50 mil milhões de euros em ativos financeiros.



O compromisso da MAPFRE com a sustentabilidade

A MAPFRE trabalha há 86 anos com um forte compromisso com as pessoas e com o planeta, contribuindo para o desenvolvimento do tecido social e empresarial dos países onde opera, para além da excelência e rentabilidade do negócio.

O Grupo está atualmente a chegar ao fim do seu Plano de Sustentabilidade 2019-2021, um roteiro transversal para todo o Grupo. Este plano está centrado em mais de 30 objetivos, com linhas de Acão específicas para assegurar que estão a ser feitos progressos em relação aos compromissos da MAPFRE nas áreas ambiental, social, e de governação. Estes objetivos estão relacionados com algumas questões muito importantes como a luta contra as alterações climáticas, a promoção da economia circular, a igualdade e inclusão, a transparência, a educação financeira, o investimento socialmente responsável, e a Agenda 2030, entre outras.

Recentemente, a MAPFRE foi novamente incluída no índice de sustentabilidade FTSE4Good do Financial Times Stock Exchange, com a empresa a receber uma pontuação 0,7 pontos acima da média de todas as empresas do setor dos seguros. Para além disso, pelo segundo ano consecutivo, a MAPFRE foi selecionada como líder mundial em sustentabilidade, através da inclusão no Anuário de Sustentabilidade 2021 e, desde 2018 a MAPFRE aparece também no Dow Jones Sustainability World Index, que é uma das principais referências internacionais para medir o desempenho de uma empresa em matéria de sustentabilidade.

Arquivado em: