O dia estava a amanhecer quando o barco “MAPFRE” chegou a Lisboa, por volta das 06h30, ontem, dia 27 de maio.
A etapa 7 durou 9 dias,11 horas, 31 minutos e 39 segundos, mais de 3.000 milhas náuticas, com passagem pelo anticiclone dos Açores. Numa corrida contra o tempo, as últimas horas do barco “MAPFRE” e do barco “Brunel” (o vencedor desta etapa), foram renhidas, sendo sempre, até ao fim, uma disputa entre ambos para chegar em primeiro lugar à nossa capital (a diferença entre os dois foi de 21 minutos e 50 segundos).
Veja aqui um curto vídeo da chegada do barco MAPFRE ao rio Tejo, um início de dia em grande!
A tripulação do barco "MAPFRE" mostrou-se feliz, embora tenham reconhecido, de acordo com "Ñeti" Cuervas-Mons "que o único barco que não queríamos que nos ganhasse conseguiu fazê-lo. Por isso esta conquista é um pouco agridoce, no entanto, esta posição é muito boa para a equipa, sem dúvida”.
Em geral, todos concordaram que a chave da etapa estava em como passar o anticiclone dos Açores. "Daí saíram três barcos muito juntos e depois foi apenas uma questão de velocidade e orientação do barco. Foi aí que foram definidas as posições e onde o "Brunel" fez um grande trabalho, realmente. Sem dúvida que, o facto de não terem saído do anticiclone dos Açores no Top 3, fez com que o resto da frota ficasse para trás e não tivessem hipóteses de recuperar", explicou o capitão Iker Martínez.
Com os resultados desta etapa, a classificação geral fica cada vez mais interessante. O barco "MAPFRE" sobe para quarto lugar, com 26 pontos, tendo agora a oportunidade de alcançar um lugar no pódio, se conseguir anular os quatro pontos que o separam do barco "Brunel". Com duas etapas até ao final da regata e 14 pontos ainda em jogo, nada está decidido. As últimas 1.600 milhas da corrida, num total de 38.739 milhas percorridas em todo o mundo, vão decidir as posições finais da Volvo Ocean Race 2014-2015.
Não perca a oportunidade de participar num dos maiores eventos deste ano no nosso país e de apoiar o barco “MAPFRE”. Conheça aqui o espaço, a agenda e como chegar.
Comentários