Depois de 17 dias, 10 horas, 34 minutos e 25 segundos de prova, o barco “MAPFRE” finalizou a sexta etapa da Volvo Ocean Race. Depois de uma etapa bastante disputada - foi assim desde a largada no Brasil - o barco liderado pelo campeão olímpico Xabi Fernández cruzou a linha de chegada em Newport (Estados Unidos) apenas 37 minutos e 45 segundos depois do holandês “Brunel”.
Com o quarto lugar nesta etapa, o barco “MAPFRE” está a três pontos do terceiro lugar na geral: “Agora vamos ter uma disputa com o “Brunel” [terceiro], como já sabíamos, e com o “Alvimedica” [quarto] também. Foi bom ter chegado à frente deles com vista à final do campeonato em Gotemburgo” disse Xabi Fernández.
A Volvo Ocean Race está a ser marcada pelo equilíbrio. Com barcos iguais, a pouca diferença em todas as chegadas de etapa é evidente. As equipas terminam próximas umas das outras e nesta sexta etapa não foi diferente. Faltando 100 milhas para a chegada, a tensão era notória, com o “Dongfeng” e o “Abu Dhabi” revezando-se na frente. A equipa MAPFRE conseguiu abrir margem para o “Alvimedica” e aproximou-se do “Brunel”. A menos de 60 milhas do fim, o barco “MAPFRE” reduziu para metade a diferença.
A vitória foi dos chineses, com menos de três minutos e meio de vantagem em relação aos árabes. A batalha entre holandeses e espanhóis continuou até à aproximação, mas o barco MAPFRE” acabou em quarto.
“Foi uma etapa de quase 18 dias e teve de tudo. Começamos muito bem na primeira semana. A meio, perdemos milhas por trocas de vela. Na última semana voltamos a navegar bem, mas a regata é equilibrada, prova disso foi a chegada quase igual das quatro equipas. O nosso barco ficou perto, mas foi impossível passar”, contou Xabi Fernández já em terra.
Faltam 11 dias para a Volvo Ocean Race chegar a Lisboa!
Comentários