“Vinhos, Sado, Sunset e Golfinhos: a combinação perfeita para nos despedirmos do verão e comemorarmos o 18.º Aniversário do Grupo Desportivo e Cultural MAPFRE.

No passado sábado, um grupo com mais de 50 miúdos e graúdos partiu a bordo do 'Mil Andanças' da Doca das Fontainhas, em Setúbal, mesmo ao lado da entrada do ferryboat, num Cruzeiro Enoturístico, organizado pela SadoArrábida, em conjunto com a Rota de Vinhos daquela península.

A bordo promoveu-se a adega da Herdade da Comporta, com a prova dos mais agradáveis vinhos (tintos e brancos) e juntos brindámos… a ouvir os comentários do simpático enólogo Joaquim Ferreira.

Degustámos, ainda, uma seleção de produtos da região, desde queijos, enchidos, doces regionais, tortas e esses de Azeitão. Tudo no cenário da Reserva Natural do Estuário do Sado, entre a Serra da Arrábida e a península de Tróia, com o pôr-do-sol como pano de fundo e com boa música ambiente.

Sinónimo de um final de tarde perfeito e descontraído, com boa disposição e a gratificante presença da comunidade de 'Golfinhos do Sado', única em Portugal, com apenas 29 animais e uma das três colónias residentes em estuários em toda a Europa. Os roazes, surpreendentemente inteligentes, mais brilhantes que os próprios chimpanzés, concentraram boa parte da nossa atenção. E nós permanecemos na expectativa de conseguir ver uma acrobacia ou um simples batimento de cauda.

Pena que já estava fresco, senão íamos a banhos, a convite destes magníficos animais selvagens… Ainda para mais no seu habitat natural e junto à eleita melhor praia da Europa 2017, a Praia de Galapinhos. Numa moldura excecional, onde o rio e o mar se encontram, enchemos o peito e a alma de boas energias, naquela que foi considerada, pela UNESCO, uma das 'Mais Belas Baías do Mundo', com a convicção de que devemos preservar ao máximo o que a natureza nos traz de bom.

Há pequenos paradoxos que nos enchem de certezas felizes… É de pequenos nadas (que são TUDO) que se fazem os melhores dias!”

Paula Viralhada