"Em Amã, uma das cidades mais antigas do mundo continuamente habitadas, explorámos a Citadela, legado histórico composto por construções de diversas culturas e desfrutámos da melhor vista panorâmica da capital.

Na cidade de Jerash, fomos transportados até um dos mais importantes vestígios da ocupação romana no médio Oriente.

O Mar Morto proporcionou-nos, para além de um cenário fabuloso, inesquecíveis momentos de lazer e descontração. Não menosprezando, claro está, o que ganhámos em beleza e perdemos em aninhos de idade (pelo menos queremos acreditar que sim)...

No deserto de Wadi Rum, um dos pontos altos do nosso programa, vivenciámos experiências que perdurarão para sempre na nossa memória: o jeep safari, que culminou com o pôr do sol e se fez acompanhar pelos cânticos dos seminaristas; o típico e saborosíssimo Zarb, cozinhado dos beduínos, temperado com a sensualidade da dança do ventre; a inolvidável noite numa tenda no deserto (glamping); o nascer do sol no cimo das dunas que rodeavam o Wadi Rum New Deluxe Space Village. E o que dizer da experiência única de ver o nosso autocarro atolado na areia em pleno deserto?

Visitámos Monte Nebo, o lugar sagrado onde Moisés teria avistado a terra prometida e morrido.

A cereja no topo do bolo seria naturalmente a visita àquela que merecidamente faz parte das 7 maravilhas do mundo, Património Mundial da Unesco, a incomparável cidade rosa. Petra significa uma viagem ao tempo glorioso do povo Nabateu. Nesse dia testámos os nossos limites... Muitos de nós teremos batido o recorde pessoal de quilómetros palmilhados num dia, com a agravante de serem palmilhados sob um sol inclemente. Mas se o cansaço físico rapidamente foi superado, recordaremos para sempre a emoção de, vencido o trecho inicial de cerca de 2 quilómetros nos siq (os canyons estreitos de tons rosados) visualizarmos a silhueta do tesouro, delineada pelo corte irregular do canyon (desfiladeiro).

E, last but not least, fechámos com chave de ouro, conhecendo uma das 7 maravilhas subaquáticas do mundo: os corais do mar vermelho, aqui excecionalmente abundantes em resultado das águas salgadas e quentes deste mar. Esperava-nos um cruzeiro e depois de almoço, mergulhámos nas águas cristalinas e mornas onde, rodeados pelas fronteiras de diferentes países, espreitámos a fauna e a flora com a ajuda do equipamento de snorkeling. Em Aqaba, desfrutámos ainda de uns bons momentos no mar e nas piscinas.

Se uns dias foram mais cansativos, noutros pudemos retemperar as energias; cada um de nós terá gostado mais de uns ou de outros locais e terá apreciado mais, ou menos, a gastronomia da Jordânia.

Mas uma coisa é certa, ao conjunto das experiências destes dias aplica-se indubitavelmente o verbo viajar. Viajar nem sempre é confortável e nem tudo o que vimos é bonito... Mas viajar é claramente um exemplo em que o resultado final é superior à soma das partes.

Para terminar gostaria de dizer:

OBRIGADO aos meus colegas da MAPFRE, por confiarem na organização da viagem pelo GDC e desafiarem familiares e amigos a virem connosco;

OBRIGADO aos nossos companheiros delegados e agentes exclusivos;

OBRIGADO aos familiares e amigos que nos acompanharam;

OBRIGADO à Osíris, em particular à Beatriz Silva que ajudou a construir a nossa viagem e, naturalmente à Cristina Gamboa que, com a sua experiência e profissionalismo, garantiu que tudo corresse da melhor forma;

OBRIGADO a todos, pelo ambiente de boa disposição e camaradagem proporcionado. Em conjunto, conseguimos rápida e espontaneamente algo que nem sempre é fácil num grupo.

Até breve!”

Manuela Moço | Presidente GDC

 

“Eis algumas palavras após uns dias de regresso desta inesquecível viagem!... O que fica, e o que sinto após…

Senti-me fascinada por Amã, capital do reino Hachemita, uma cidade fascinante, cheia de contrastes, uma mistura única onde coexistem moderno e antigo. Onde sentiremos a hospitalidade e bondade de seus habitantes enquanto nos perdemos nas suas ruas movimentadas.

Senti-me relaxada e única quando mergulhava nas águas salgadas do Mar Morto, e me lambuzava de lama. Neste ponto mais baixo da terra com uma concentração muito alta de sal que nos faz flutuar em paz. Um banho de lama que certamente será uma das experiências mais curiosas e divertidas que qualquer um de nós poderá desfrutar.

Senti-me impressionada, e uma aventureira ao visitar Petra, a joia da coroa, o lugar mais especial da Jordânia e, certamente, um dos lugares mais bonitos do mundo. É um Património Mundial da UNESCO desde 1985 e, em 2007, ganhou o título de Maravilha da Humanidade. Desafiámos os nossos limites e disfrutámos das mais altas temperaturas, subimos 1000 degraus com alegria, entusiasmo, aproveitando e interajuda de grupo que sempre nos pautou nesta viagem.

Senti-me uma verdadeira BEDUINA no Deserto de Wadi Rum, a preparação do jantar, o estado de degradação do Jeep, o pó, o vento enquanto descemos o impressionante monte de areia ao pôr-do-sol, os vales mais impressionantes e as paisagens bíblicas únicas. Um oásis de tranquilidade, onde parece que o tempo parou.

Senti-me Mágica ao dormir num acampamento sob o incrível manto de areia e céu estrelado, o acordar para o nascer do sol, esta magia que cobre o deserto de Wadi Rum. Uma experiência espetacular onde as sensações se multiplicam a cada instante. Um imenso mar de areia vermelha, ladeado por grandes montanhas rochosas, onde a cor muda conforme as horas do dia.

Senti-me Eufórica, quando chegámos a Aqaba, o almoço no barco, a viagem no mar vermelho a visita aos corais, onde somos convidados a mergulhar e relaxar nas suas águas onde a vida marinha é mais rica e misteriosa….

Conhecer a Jordânia é adicionar sensações únicas, à lista que vamos conquistando ao longo da vida ….

Muito Bom! Venham outras!”

Graça Cunha | Loja MAPFRE Porto

 

“Jordânia um destino que não estava no meu pensamento, mas que numa viagem em grupo faz toda a diferença e adorei!

Foram dias memoráveis em que descobrimos Jerash e as suas fabulosas ruinas de uma antiga cidade romana, experiencias fantásticas no jeep safari no deserto Wadi Rum,  tratamento de beleza no Mar Morto.

Testámos os nossos limites em Petra, snorkeling no Mar Vermelho observando os maravilhosos corais!

Obrigada Manuela por mais esta fantástica viagem!”

Fernanda Rodrigues | Área de Operações – Contact Center

 

“Excelente viagem mesmo. Desde a adolescência que tinha esta viagem programada = PETRA. Com 15 anos de idade sonhava fazer esta viagem. Livros que lia, dança que fazia, o ser distante e diferente, enfim foi um sonho concretizado. Com sabor a maturidade e com um Grupo espetacular.

Sem dúvida a melhor de todas as minhas viagens que tenho feito. A Manuela sem dúvida é um ser humano amante de rotas, destinos e desejos, onde podemos saborear um destino tão nobre com o melhor de tudo. Digo melhor de tudo, porque o companheirismo e a amizade de todos foi a cereja no topo do bolo, aliado às imponências da Natureza e a simplicidade da Jordânia.

Trouxe sem dúvida na memória para a vida, uma viagem recheada de inúmeras coisas.

Grata e o meu bem-haja.”

Adelaide Constantino | Agente Delegada São Nicolau