A Fundação MAPFRE entregou, no passado dia 18 de junho, os Prémios Sociais 2014, no valor total de 120.000 euros, que reconhecem pessoas ou instituições que realizaram ações excecionais em prol da sociedade nos âmbitos científico, cultural e social.
O ato foi presidido por sua Majestade, a Rainha D. Sofía, e contou com a presença de Susana Camarero, Secretária de Estado dos Serviços Sociais e da Igualdade, altos representantes da MAPFRE e da Fundação MAPFRE. Antonio Huertas, Presidente da Fundação MAPFRE, destacou que os prémios têm o “objetivo de reconhecer o esforço de pessoas e instituições que, diariamente, tentam melhorar o mundo em que vivemos”. Para Antonio Huertas, “é importante que a sociedade conheça estes exemplos de esforço, dedicação, superação pessoal e trabalho realizado em benefício da comunidade”.
O “Prémio José Manuel Martínez a toda uma Vida Profissional”, que distingue a trajetória pessoal e profissional em atividades realizadas ao serviço da sociedade, foi entregue a Plácido Domingo, tenor, maestro, produtor e compositor espanhol, que com grande emoção disse “que foi com satisfação que comprovei como uma empresa espanhola, da dimensão da MAPFRE, tem como lema o sentimento de serviço e humanismo, realizando através da sua Fundação um exemplar trabalho de mecenato no campo da cultura, ciência e desenvolvimento das populações”. O tenor comentou ainda que irá oferecer o valor do seu prémio a uma instituição de caridade.
A jovem espanhola Maria de Muns, diretora da Fundación Colores de Calcutá, recebeu o “Prémio a Melhor iniciativa de Ação Social” pelo "Programa de saúde integral no bairro de Pilkhana de Calcutá”. No seu discurso recordou alguns casos de crianças que recebem ajuda da sua organização e explicou que com este prémio, vão conseguir dar resposta às necessidades anuais de cerca de 140 crianças subnutridas.
A Rainha D. Sofía entregou o “Prémio a Melhor iniciativa de Prevenção e Segurança Rodoviária” à YOURS (Youth for Road Safety), pelo seu “Youth Capacity Development Programme”. Com sede na Holanda, este inovador programa contribui para evitar os acidentes de trânsito e sensibiliza os jovens para se tornarem ativistas da prevenção e segurança. O seu diretor, Floor Lieshout, mostrou a sua satisfação declarando “que é um enorme prazer receber este importante reconhecimento pelo duro trabalho realizado nos últimos anos”.
Os jovens também foram protagonistas do “Prémio a Melhor iniciativa de Promoção da Saúde”, entregue à organização britânica CRY (Cardiac Risk in the Young), pelo seu contributo para a prevenção de morte súbita por doença cardíaca nos jovens. A fundadora e diretora geral desta entidade, Alison Cox, declarou sentir-se muito orgulhosa de receber este galardão, em particular “em nome de todas as famílias que perderam um ente querido e cujo apoio tem sido inestimável”.
Comentários