O dia 11 de fevereiro marcou o lançamento do 4.º volume da coleção “História Contemporânea de Portugal”, no impressionante Salão Nobre da Academia de Ciências de Lisboa.

Neste evento estiveram presentes os diretores da coleção, os historiadores e professores universitários António Costa Pinto e Nuno Gonçalo Monteiro, o presidente da Classe de Letras da Academia de Ciências de Lisboa, Artur Anselmo, o diretor de projetos da área da cultura da Fundação MAPFRE, Javier Bravo García, a editora da Penguin Random House Grupo Editorial, Eurídice Gomes e António Barreto, sociólogo e convidado especial que apresentou este volume.

Para além destes ilustres representantes da área académica, foram vários os convidados que marcaram lugar na plateia, tendo estado presentes Pedro Seixas Vale, presidente da Associação Portuguesa de Seguradores, D. Eduardo Junco, Embaixador de Espanha, e representantes da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, de várias seguradoras, corretores e parceiros.

A coleção “História Contemporânea de Portugal” é um projeto idealizado pela Fundação MAPFRE e realizado em coedição com a editora Penguin Random House Grupo Editorial, composto por seis livros que pretendem converter-se numa referência para os estudos latino-americanistas em Portugal. Insere-se num projeto que inclui Portugal, Espanha e todos os países da América Latina e que pretende chegar a um universo de 500 milhões de pessoas.

Aos volumes já publicados seguem-se “1960-2000 – A Busca da Democracia”, a lançar em abril com coordenação de António Costa Pinto e autoria de António Barreto, António Costa Pinto, João Pedro George, Luciano Amaral e Nuno Severiano Teixeira e “1850-2010 – A História de Portugal Através da Fotografia”, um olhar sobre o nosso país, através de imagens inéditas e conhecidas, representando a história da fotografia em Portugal, com lançamento previsto para o final do ano de 2015.

 

Legenda da fotografia (da esquerda para a direita): Javier Bravo García,  diretor de projetos da área da cultura da Fundação MAPFRE; Nuno Gonçalo Monteiro, diretor da coleção, historiador e professor universitário; José Luís Cardoso, coordenador do volume 4; Artur Anselmo, presidente da Classe de Letras da Academia de Ciências de Lisboa; António Barreto, sociólogo; António Costa Pinto, diretor da coleção, historiador e professor universitário e Eurídice Gomes, editora da Penguin Random House Grupo Editorial.

Comentários

Sem comentários. Queres ser o primeiro?