Um grupo de jornalistas portugueses participou numa viagem ao CESVIMAP, em Ávila – Espanha.

Acompanhados pelo diretor de Marketing e Clientes da MAPFRE em Portugal, João Gama, os jornalistas da CNN Portugal, ECO, Vida Económica/Expresso e Jornal das Oficinas foram convidados para conhecer o CESVIMAP, o laboratório de inovação, investigação e desenvolvimento da Fundación MAPFRE, pioneiro na Europa, que contribui para a economia circular através da reciclagem de peças de veículos em fim de vida.

Para além de terem assistido a um crash test de motociclo a cerca de 40 km/h com condutor e passageiro equipados com airbags, foram recebidos e acompanhados por José María Cancer, diretor geral do CESVIMAP; Pablo López, chefe de investigação do CESVIMAP; Jesús Monclús, diretor de prevenção e segurança rodoviária da Fundación MAPFRE; Jorge Garrandés, especialista em segurança e reparação de motos do CESVIMAP; e Jorge Martínez Aspar, tricampeão mundial de motociclismo.

O número de acidentes com motas tem estado a aumentar em Portugal. Segundo dados recentes da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, em 2023 ocorreram 8.936 acidentes envolvendo motociclos, mais 16,4% face a 2022.

Reportagem CNN Portugal sobre a visita ao CESVIMAP

 

Com base num teste junto de 83 motociclistas e, também, na realização de um crash test na CESVIMAP, concluiu-se que o airbag para motociclos é um bom sistema de segurança e constitui um grande avanço em matéria de segurança passiva do condutor e do passageiro de uma mota. A marca do colete de airbag para motociclistas utilizado no teste foi a Aspar Air, que comercializa dois modelos denominados 0.5 (270 euros) e 1.0 (425 euros), que funcionam com um sistema de ativação mecânica com um cabo, o que permite que, no momento em que a mota cai, a correia que a liga ao motociclista seja ativada, apertando e puxando a junta esférica que, quando se solta, ativa uma mola que perfura um cartucho de gás que enche o a bolsa do airbag em menos de 200 milissegundos.

O relatório "Ergonomia e sensações na utilização de airbags para motociclos" teve como objetivo verificar a eficácia deste sistema de segurança bem como conhecer as sensações que os motociclistas que o utilizam quando conduzem sozinhos ou com um passageiro, aspectos que, segundo os especialistas, podem alterar significativamente a perceção e, por conseguinte, afetar direta ou indiretamente a sua segurança.

6 em cada 10 motociclistas que utilizam o airbag têm uma maior sensação de segurança (66%), sobretudo os que têm mais de 50 anos (70%) e os utilizadores de megascooters (86%), motociclos com maior cilindrada e desempenho do que uma 125cc..


93% dos motociclistas recomendariam o airbag para motociclos a outros motociclistas para utilização em viagem.

 

Ensaio de colisão de motociclos a 40 km/h

700 X 400 CESVIMAP V3
 


Vídeo do crash test:

Crash Test Moto

 

 

 

Comentários

Sem comentários. Queres ser o primeiro?