Imagine que está em casa, a preparar uma refeição e, de repente, o tacho pega fogo!
Sabe o que deve fazer nesta situação?
Esta e outras situações de risco de incêndio estiveram entre as atividades que a Fundación MAPFRE trouxe a Portugal. Desta forma, entre os dias 27 e 30 de março, participamos na Feira da Proteção Civil Municipal de Viana do Castelo, na Casa da Cultura.
Assim, em parceria com a Proteção Civil Municipal e o Município de Viana do Castelo, instalamos uma Casa de Fumo. Desta forma, este simulador único ensina como atuar, de forma segura e adequada, perante um incêndio.
A Casa de Fumo: Uma simulação realista de incêndio
A Casa de Fumo é uma atividade educativa que existe desde 2006 em Espanha. Assim, tem como objetivo ensinar as crianças a prepararem-se para emergências, especialmente incêndios urbanos. Acima de tudo, este simulador insuflável recria uma casa com várias divisões onde ocorre um incêndio. Desta forma, durante a simulação, tanto crianças como adultos aprendem a reagir de maneira segura e eficaz.
A Fundación MAPFRE contou com o apoio dos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo nesta iniciativa. De igual forma também deu workshops sobre diversos riscos, como incêndios, riscos elétricos, produtos químicos domésticos e incêndios em cozinhas. Sobretudo, foi fundamental o apoio de Jesus Hernandez Hueros, técnico de Prevenção e Risco da Fundación MAPFRE, que durante os dias da Feira esteve sempre presente nas atividades. Em resumo, a iniciativa foi um sucesso, com a participação de alunos de escolas locais e da população local. De uma forma geral todos aprenderam a prevenir incêndios e agir rapidamente em emergências.



Principais regras para evitar incêndios
É fundamental termos conhecimento do que devemos (ou não) fazer se nos depararmos com uma situação de incêndio. Principalmente, se detetar um foco de incêndio deve ligar para o 112 e dar o alarme.
EM CASO DE FUGA DE GÁS
- NÃO acenda nem apague a luz se cheirar a gás, deixa-a como está.
- NÃO tente localizar a fuga.
- Se sentir cheiro a gás areje a casa e feche a torneira de segurança.
AQUECIMENTO
- NÃO bloqueie condutas ou grelhas de ventilação de caldeiras de aquecimento.
- NÃO acumule objetos na sala da caldeira.
- Mantenha uma distância de segurança entre aparelhos de aquecimento e materiais combustíveis (cortinas, toalhas de mesa, colchas, etc.).
ELETRICIDADE
- NÃO sobrecarregue tomadas nem extensões.
- Atualize a instalação elétrica acrescentando elementos de proteção (tomadas de ligação à terra, diferenciais, etc.).
NA COZINHA
- NÃO cozinhe com roupa que tenha mangas largas.
- NÃO deixe o fogão ligado se se ausentar. Não deite beatas de cigarro para o lixo sem as molhar.
- Se a frigideira pegar fogo, tente tapá-la ou acrescentar mais azeite (nunca deitar água).
A MAPFRE esteve presente na sessão de abertura
A sessão de abertura da Feira da Proteção Civil Municipal de Viana do Castelo contou com também com a presença da MAPFRE. Assim, estiveram em representação da Fundación MAPFRE, Nuno Oliveira, diretor Territorial Norte, e Rui Correia, gerente da loja MAPFRE Braga-Viana. Principalmente, foram recebidos de forma muito positiva pelo Presidente da Câmara Municipal, Luis Nobre, pela Vereadora Fabíola Oliveira e pelo Coordenador da Proteção civil de Viana, António Cruz.
Saber o que fazer em caso de incêndio salva vidas
Esta iniciativa reforça a missão da Fundación MAPFRE de promover a segurança e prevenir incêndios. Desse modo, sensibiliza-se o público para os riscos e as consequências dos incêndios e contribui-se para a construção de uma estratégia nacional de prevenção. Acima de tudo, a educação em segurança não só salva vidas, como também garante que a prevenção e segurança sejam reconhecidas como direitos fundamentais de todos.
E num edifício fechado, sabe o que deve fazer?
Nesta imagem encontra os principais passos para atuar em caso de incêndio num edifício fechado. Então, clique na imagem e saiba como o fazer.
Comentários