ANTONIO HUERTAS: “Queremos mais projetos pensados para pessoas, para resolver as suas necessidades de saúde, mobilidade e maior longevidade”

 

Já são conhecidos os vencedores da sétima edição dos Prémios Fundación MAPFRE para a Inovação Social, uma iniciativa que tem como objetivo melhorar a vida das pessoas através de projetos e equipas empreendedoras que se transformam em propostas de alto valor social e que contam com o impulso da IE University, partner académico dos prémios.


 

700x400 premios
Projetos vencedores: Evix Safety, iThrone, Cuidador de Confiança

 


Evix Safety (Espanha), um sistema de airbag cervical integrado no capacete, que insufla em 100 ms usando um algoritmo de inteligência artificial que deteta acidentes.

700x400 evixsafety
Evix Safety

 


iThrone, da change: WATER Labs (Estados Unidos da América), uma sanita low cost, portátil, sem água nem tubulações que recolhe os resíduos em sacos e evapora-os em cerca de 95%.

700x400 waterlabs
iThrone, da change: WATER Labs

 


Cuidador de Confiança (Brasil), app que oferece recursos de formação para familiares ou cuidadores para que possam acompanhar a situação dos pacientes.

700x400 cuidador
Cuidador de Confiança

 

Os três selecionados receberam um prémio individual de 40.000 euros para desenvolvimento dos seus projetos, assim como consultoria gratuita da EY, oferecida através da sua Fundação para ajudá-los a crescer e tornarem-se mais eficientes. Serão ainda incorporados na Rede Innova, que promove a troca de conhecimentos experientes e contribui para o ecossistema da inovação social.

 

Projetos sociais e inclusivos

Antonio Huertas, presidente da MAPFRE e da Fundación MAPFRE, parabenizou os quase 400 projetos apresentados, “que merecem todo o nosso respeito, porque todos consideraram inovar a partir de uma abordagem social, sendo pessoas que, com toda a tecnologia e o talento possível, cuidam de pessoas”.

700x400 vencedores inovacao

 

379 empreendedores de diferentes países

A convocatória deste ano recebeu 379 projetos, desenvolvidos por cientistas, investigadores, estudantes de universidades e escolas de negócios. Os 12 finalistas apresentaram as suas propostas perante um júri formado por profissionais do âmbito empresarial e do empreendimento social, que selecionaram os três vencedores tendo em conta critérios baseados no potencial de impacto social, viabilidade técnica e económica, capacidade e experiência da equipa.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu em Madrid, dia 23 de maio, no Museu Rainha Dona Sofia, e pode ser vista em vídeo aqui.

 

Comentários

Sem comentários. Queres ser o primeiro?