Os vencedores da sexta edição dos Prémios Fundación MAPFRE para a Inovação Social já são conhecidos!
Três projetos inovadores cumpriram os principais objetivos destes prémios: melhorar a vida das pessoas através de projetos e equipas empreendedoras, que se transformam em propostas de alto valor social (contando com o apoio da IE University, partner académico dos prémios).
- Aceleradora Unoentrecienmil (Espanha), unidade de terapia não farmacológica para crianças com cancro baseada em exercícios físicos.
- LUP (Espanha), a primeira lupa de bolso tecnológica que capta imagens de textos e as converte em ficheiros para pessoas com dificuldades de leitura e baixa visão.
- This App Saves Lives (EUA), aplicação gratuita que recompensa com descontos em marcas líderes do mercado quem não utiliza o telemóvel ao volante

Os vencedores recebem um prémio individual de 40.000 euros e consultoria estratégica para impulsionar os seus negócios. Passam também a fazer parte da Rede Innova, que promove a troca de conhecimentos e experiências e contribui para o ecossistema da inovação social.
Projetos sociais e inclusivos
Antonio Huertas, presidente da MAPFRE e da Fundación MAPFRE, na cerimónica de entrega dos prémios que se realizou em Madrid, reforçou que os prémios “colocam todo o destaque na área Social, em ajudar as pessoas, especialmente as mais vulneráveis ou aquelas que precisam de um esforço adicional de inclusão. É um exemplo do nosso compromisso com a sustentabilidade e a nossa forma de entender a atividade, contribuindo para que milhões de pessoas cresçam e melhorem a sua qualidade de vida. Só pelo facto de terem desenvolvido a inovação pensando nos outros, na esfera social, todos os projetos apresentados merecem o nosso agradecimento e reconhecimento. O seu sucesso é também o sucesso da sociedade, que vai beneficiar das suas suas ideias e do seu empreendimento social”.
347 empreendedores de diferentes países
A convocatória deste ano recebeu 347 projetos de cientistas, investigadores, estudantes de universidades e escolas de negócios, 70% a mais do que no ano anterior. Os 12 finalistas apresentaram as suas propostas perante um júri formado por profissionais as áreas empresariais e de empreendimento social, que selecionaram os três vencedores com base em critérios de potencial de impacto social, viabilidade técnica e económica, e capacidade e experiência da equipa.
Comentários