A Fundação MAPFRE acaba de renovar o protocolo do projeto “Bebés, Crianças e Jovens em Segurança”, numa cerimónia que decorreu no dia 11 de dezembro, em Lisboa, na presença de Maria da Graça Gregório de Freitas, diretora-geral da Saúde, Vítor Reis, vice-presidente da MAPFRE Seguros de Vida em representação da Fundação MAPFRE, Sandra Nascimento, presidente da APSI e Paulo Anjos, diretor geral Dorel Portugal.
Esta iniciativa de âmbito nacional, lançada em 2011, tem como objetivo reduzir a mortalidade infantil e as lesões graves através da educação para a utilização correta dos “Sistemas de Retenção de Crianças” (SRC), normalmente designados como “cadeirinhas”.
Dada a importância de um aconselhamento eficaz sobre o equipamento adequado a cada criança, este projeto baseia-se fundamentalmente na formação dos profissionais de saúde que trabalham diretamente com bebés, crianças e jovens nos diferentes níveis de cuidados em saúde infantil.
Desde o seu arranque, a iniciativa já envolveu mais de 6 mil profissionais de saúde, promoveu a formação de cerca de 60 mil pais/famílias no sentido de aprenderem a utilizar os SRC de forma adequada, e implementou dezenas de projetos em hospitais com maternidade e ACES em todo o país.
As ações de formação dão especial atenção ao transporte do recém-nascido no automóvel desde a saída da maternidade, procurando envolver todas as Administrações Regionais de Saúde no âmbito das atividades dos Centros Hospitalares com Maternidade e dos Agrupamentos dos Centros de Saúde.
O projeto incorpora ainda, para além de material formativo e informativo, um site com informação sobre segurança rodoviária infantil dirigido a famílias e profissionais de saúde
O projeto “Bebés, Crianças e Jovens em Segurança” insere-se na década de ação pela Segurança do Trânsito 2011-2020 das Nações Unidas, guiada pela Direção-Geral da Saúde, em parceria com a Fundação MAPFRE, a Dorel Portugal e a Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI).
Legenda Foto (da esquerda para a direita): Vítor Reis, vice-presidente da MAPFRE Seguros de Vida em representação da Fundação MAPFRE, Sandra Nascimento, presidente da APSI, Maria da Graça Gregório de Freitas, diretora-geral da Saúde e Paulo Anjos, diretor geral Dorel Portugal.
![]() | Esteja a par das atividades da Fundação MAPFRE em Portugal e no mundo | |
Comentários