No passado dia 30 de setembro, foram entregues a alunos carenciados os livros escolares da “Bolsa de Manuais Escolares”, um projeto-piloto patrocinado pela Fundação MAPFRE em parceria com o Ministério da Educação e Ciência, que irá abranger, neste primeiro ano, cerca de 370 alunos de três escolas secundárias da Amadora, Nazaré e Seixal.

Este projeto tem como base a reutilização dos manuais escolares que serão fornecidos, a título de empréstimo, a alunos dos 5º e 7º ano de escolaridade que usufruem de apoio no âmbito da Ação Social Escolar. A escola básica e secundária de Mães d´Água, na Amadora, a escola básica Amadeu Gaudêncio, na Nazaré, e a escola básica Nun´Álvares, no Seixal, são os três estabelecimentos de ensino que acolhem a iniciativa piloto este ano letivo, sendo que para o próximo ano, o projeto deverá ser alargado a outras escolas do país. João Gama, diretor do Serviço de Estudos de Mercado e Comunicação da MAPFRE, José Alberto Duarte, diretor geral da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), Orlando Fragata, coordenador nacional do Programa Escolar de Reforço Alimentar (PERA) e os diretores dos três agrupamentos escolares acompanharam esta ação junto das escolas.

Estas bolsas vão ao encontro de um dos principais objetivos da Fundação MAPFRE, que passa por contribuir para a melhoria das condições económicas, sociais e culturais dos segmentos menos favorecidos da sociedade. Esta é mais uma relevante forma de apoiar alunos de famílias carenciadas, contribuindo para que possam ter acesso a uma educação melhor.

A manutenção do programa tem como condição fundamental o aproveitamento escolar dos alunos que se candidatam ao apoio, bem como a entrega dos manuais emprestados em bom estado de conservação, no final de cada ano letivo, para que possam ser novamente utilizados por outros alunos carenciados.

Aprender, aproveitar e reutilizar, são os conceitos-chave desta iniciativa que pretende fomentar a importância da educação e responsabilização junto dos jovens. A “Bolsa de Manuais Escolares” contempla manuais de língua portuguesa, língua inglesa, matemática e ciências naturais.

A parceria da Fundação MAPFRE com o Ministério da Educação e Ciência teve início em 2013, através do apoio ao programa PERA (Programa Escolar de Reforço Alimentar).

Comentários

Sem comentários. Queres ser o primeiro?