A Fundação MAPFRE inaugurou, dia 17 de fevereiro, em Barcelona, a exposição do fotógrafo japonês “Hiroshi Sugimoto. Black Box”.
Aberta ao público até dia 08 de maio, a exposição está dividida em cinco secções, cada uma dedicada a uma das grandes séries do artista.
A primeira série, “Seascapes” (1980 - em curso), tem fotografias de paisagens originais do mar e do céu que aliam a representação e o abstrato, e que foram tiradas em vários locais do mundo.
A secção “Pictures (1994-1999) inclui fotografias de estúdio de figuras históricas em cera, tais como o rei Henrique VIII com as suas seis esposas, Vladimir Ilich Lenin ou o Papa João Paulo II.
A terceira secção da exposição é dedicada a “Theaters”, série iniciada em 1976 e ainda em desenvolvimento pelo artista. Reúne fotografias tiradas nos cinemas clássicos e drive-ins.
“Dioramas” (1976-2012) é a série composta por fotografias de montagens de paisagens pré-históricas tiradas principalmente no Museu de História Natural, em Nova Iorque.
Na última secção, “Lightning Fields” (2006 - em curso), as fotos são tiradas sem câmara e registam os efeitos que as descargas elétricas têm nos negativos das fotografias.
Hiroshi Sugimoto (Tóquio, 1948) mudou-se para os Estados Unidos da América em 1970 para estudar fotografia. É um artista multidisciplinar que trabalha com escultura, arquitetura, fotografia, entre outros temas, e é considerado um dos autores mais importantes da cena internacional. O seu trabalho encontra-se em coleções no Metropolitan Museum, Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, Smithsonian (Washington D.C.) ou Tate Gallery em Londres.
A partir de junho estará também em Madrid, na sede da Fundação MAPFRE.
![]() | Esteja a par das atividades da Fundação MAPFRE em Portugal e no mundo | |
Comentários