Em 2015, a Fundação MAPFRE voltou a classificar-se nas 10 primeiras posições do relatório “Construir Confiança 2015”, publicado anualmente pela Fundación Compromiso y Transparencia.
A Fundação MAPFRE cumpre 15 dos 18 indicadores de transparência e bom governo exigidos para pertencer ao grupo de 21 fundações espanholas com categoria de “Transparentes”.
Destacam-se os indicadores de informação económica que, de acordo com o estudo, representam "o conteúdo mais sensível e crítico" e o qual as fundações devem sempre cumprir para serem realmente transparentes. Também são importantes o desenvolvimento de um código de bom governo, algo raro entre as fundações, a informação acerca das suas atividades online, fornecer o número dos beneficiários dos seus programas, divulgar o nome e cargo dos principais executivos e membros do seu conselho, entre outros.
O relatório “Construir Confiança 2015” é um estudo sobre a transparência e bom governo na internet das fundações espanholas, que tem como objetivo analisar a evolução e o progresso das 63 maiores fundações empresariais e familiares de Espanha durante os últimos sete anos.
O trabalho revela uma melhoria gradual no grau de transparência e a adoção de boas práticas de governo, destacando que dois dos desenvolvimentos mais notáveis desta nova edição são relativos ao cumprimento do indicador sobre a “missão” e sobre as “informações económicas”.
O relatório reforça ainda uma série de recomendações destinadas a promover melhores práticas: necessidade de contar com patronos mais diversos e independentes e de publicar as suas políticas de investimento, detalhando os critérios utilizados na gestão do capital da fundação.
Entre as 10 entidades mais transparentes incluídas neste ranking estão também a Fundación Accenture, Fundación Atresmedia, Fundación Bancaria La Caixa, Gas Natural Fenosa e Telefónica.
![]() | Esteja a par das atividades da Fundação MAPFRE em Portugal e no mundo | |
Comentários