A Fundação MAPFRE e a editora Penguin Random House lançaram o terceiro volume da coleção “História Contemporânea de Portugal”, dirigida pelos historiadores e professores universitários António Costa Pinto e Nuno Gonçalo Monteiro, que aborda os principais acontecimentos que marcaram a história de Portugal, desde o início do século XIX até ao século XXI. 

A apresentação da obra decorreu na Câmara Municipal de Lisboa, na presença dos diretores da coleção, António Costa Pinto e Nuno Gonçalo Monteiro, e do coordenador deste terceiro volume, Nuno Severiano Teixeira. Presente nesta ação esteve também Daniel Restrepo, Subdiretor da Área da Cultura da Fundação MAPFRE.

Esta coleção pioneira reúne destacados especialistas em economia, sociedade, relações internacionais, história política, iconografia e história cultural que apresentam uma exposição concisa dos fatores-chave indispensáveis para se entender os processos históricos que marcaram a história contemporânea de Portugal.

Depois dos dois primeiros volumes dedicados aos temas “O Colapso do Império e a Revolução Liberal 1808-1834” e “A Construção Nacional 1834-1890”, foi a vez da terceira obra, intitulada “A Crise do Liberalismo 1890-1930”. Os livros lançados até ao momento encontram-se à venda nas principais livrarias nacionais.

A coleção “História Contemporânea de Portugal” é um projeto idealizado pela Fundação MAPFRE e realizado em coedição com a editora Penguin Random House, composto por seis livros que pretendem converter-se numa referência para os estudos latino-americanistas em Portugal. Aos volumes já publicados vão seguir-se o volume IV: “1930-1960 – Olhando para Dentro”, volume V: “1960-2000 – A Busca da Democracia” e volume VI: “1850-2010 – A História de Portugal Através da Fotografia”.

Os livros lançados até ao momento encontram-se à venda nas principais livrarias nacionais, pelo preço de 17,50 euros. “História Contemporânea de Portugal” surge como uma coletânea integrada numa iniciativa cultural de grande dimensão da Fundação MAPFRE, denominada América Latina na História Contemporânea, que apresenta uma reflexão do papel desempenhado pela América Latina nos últimos duzentos anos. Para tal foram já publicados quarenta livros e realizadas exposições em vários países da América do Sul. 

Comentários

Sem comentários. Queres ser o primeiro?