A Fundação MAPFRE e a Fundación Ignacio Larramendi criaram um projeto único que reúne 662 obras essenciais sobre o importante e desconhecido contributo da ciência e da técnica espanhola para toda a Europa. A "Biblioteca Virtual da Ciência e Técnica no Projeto Americano” é o quarto projeto desta natureza que ambas as entidades disponibilizam para a sociedade após desenvolverem em conjunto a Biblioteca Virtual da Escola de Salamanca (2011), a Biblioteca Virtual de Francisco Sanchez, a Biblioteca da antiga Escola de Tradutores de Toledo (2013).
A nova biblioteca contém um total de 662 obras essenciais que oferece conhecimentos essenciais relacionados com as façanhas americanas e desenvolvido por autores versáteis cujo trabalho marcou um ponto de viragem nas suas áreas. Este foi o critério de seleção que Ignacio de Larramendi assumiu quando começou a desenvolver o trabalho de pesquisa, seleção e digitalização das bibliotecas virtuais. Entre as obras incorporadas estão alguns dos grandes tratados, muitas vezes, manuscritos, que continham informações valiosas sobre conhecimentos matemáticos, astrológicos e cosmográficos que permitiram aos navegadores, principalmente espanhóis e portugueses, atravessar o oceano, chegar à América e iniciar uma nova etapa na história da humanidade.
O projeto permite o acesso a estes manuscritos, assim como a mapas, atlas e monografias que muitos dos descobridores consultaram, e relevantes trabalhos desenvolvidos por filósofos, matemáticos e astrónomos, e publicações interessantes relacionadas com outras ciências, tais como a botânica.
As quatro bibliotecas oferecem acesso a um total de 2.326 obras digitalizadas de acesso universal e gratuito. Encontre-as aqui (página em em versão espanhola).
Comentários