O médico da cidade de Guimarães, Hélder Pereira, ortopedista dedicado a patologia do Desporto e responsável de investigação clínica dos centros FIFA F-MARC de Portugal e Espanha, é um dos coordenadores do projeto “Joga Seguro”, com o objetivo de prevenção da síndroma de morte súbita no desporto.
A campanha "Joga Seguro" é uma iniciativa promovida pela Fundação MAPFRE, em colaboração com a FIFA, com o Centro Médico de Excelência FIFA Ripoll y de Prado, e a Sociedade de Medicina de Emergências (SEMES), em Espanha.
A campanha faz parte do programa FIFA / F-MARC e conta com o apoio de uma equipa liderada por jogadores de renome, treinadores e árbitros de primeiro nível, direta ou indiretamente ligados a situações de emergência cardíaca. Nomes como Paco Alcácer, Kameni, Sergio Sánchez, Joaquín Caparrós, Edu Albacar, Ruben de la Red, Sergio Ramos, José Antonio Camacho, Turienzo Álvarez e Sonia Bermúdez, são alguns da lista de pessoas que emprestam a sua imagem e voz para promover este ambicioso projeto, que pretende chegar a milhões de pessoas ligadas principalmente ao futebol.
Foi ainda lançada uma aplicação para telemóveis “CPR11”, que inclui vídeos de jogadores, tais como Sergio Ramos, jogador do Real Madrid e embaixador desta iniciativa, ou treinadores como José Antonio Camacho (antigo treinador do Benfica) e árbitros que vivenciaram um desses momentos dramáticos no campo.
Esta aplicação fornece indicações simples, práticas e eficazes sobre o modo de atuar, incluindo manobras de suporte básico de vida, uso de desfibrilhador automático externo ou modo de referenciar ou proceder no transporte do atleta. O objetivo é diminuir o tempo de resposta para conseguir o início de suporte básico de vida em dois minutos e uso de desfibrilhador nos três primeiros minutos de uma paragem cardiorrespiratória no campo. O CPR11 dedica-se a todos os que participam no fenómeno desportivo (jogadores, treinadores, árbitros, dirigentes, familiares, espectadores, etc.), fornecendo a informação adequada ao maior número possível de pessoas (futebol profissional ou amador). Espera-se que este seja um contributo efetivo na redução da mortalidade no desporto.
Esta campanha mundial recebeu igualmente o apoio do Centro Clínico de Excelência FIFA do Porto – Clínica Espregueira-Mendes.
Conheça melhor este projeto aqui.
Comentários