A Fundação MAPFRE lançou o livro "Teledeteção aplicada à elaboração de mapas de risco de granizo em tempo real e mapas de danos em cultivo e infraestruturas", uma obra realizada por professores da Universidade de León, Laura López, Andrés Merino, José Luis Sánchez e Eduardo García-Ortega, graças a uma bolsa de investigação da Fundação MAPFRE.
O principal objetivo deste trabalho, coordenado por Juan Sáez, diretor do Canal Agropecuário da MAPFRE, é validar algumas das ferramentas mais avançadas de deteção de granizo, um dos riscos meteorológicos mais comuns em Espanha, que provoca graves danos às culturas (estimados em mais de 200 milhões de euros por ano), veículos, casas e outros edifícios.
Para isso, foram utilizados os dados de seguros agrícolas combinados, mapas de cultivo (tais como os de cereais, vinhas, olivais e pomares), tendo desenvolvido uma ferramenta informática que permite a visualização em tempo real do granizo que cai e o efeito que pode ter em cada uma das culturas.
Esta aplicação, desenvolvida pela Universidade de León, poderá permitir a criação de novas metodologias de monitorização e avaliação prévia dos danos. Neste sentido, o trabalho também refere a importância dos satélites meteorológicos de última geração que, de acordo com esta publicação, têm muito a contribuir para a deteção e monitorização destes riscos.
Comentários