Mais de 4,1 milhões de portugueses com 55 anos ou mais representam hoje uma força económica vibrante, mas sentem-se invisíveis.

Na passada semana lançamos em Lisboa, o II Barómetro do Consumidor Sénior em Portugal, realizado pela Fundación MAPFRE em parceria com a Google. Este novo estudo revela dados surpreendentes sobre esta geração que continua a contribuir ativamente para a sociedade portuguesa.

📊 Principais destaques dos seniores portugueses

  • 73% sentem-se pouco ou nada valorizados pela sociedade.
  • 49% conseguem poupar todos os meses.
  • 51% apoiaram financeiramente familiares ou amigos no último ano.
  • 69% planeiam viajar em lazer, impulsionando o turismo nacional.
  • 52% acreditam que a sua experiência não é valorizada no mercado de trabalho.
  • 70% usam a internet regularmente para se informarem, comunicar e gerir finanças.


“Esta Economia Prateada é um motor poderoso para o consumo e o turismo, e uma fonte essencial de apoio familiar. É fundamental que empresas, instituições e sociedade reconheçam este potencial.” Luís Anula, CEO MAPFRE Portugal
 

🏡 Estabilidade e apoio familiar


A maioria dos seniores é proprietária de casa (73%) e 57% já não têm encargos com hipotecas. Os seus principais gastos são com alimentação (87%) e habitação (82%), e continuam a ser um pilar de apoio às suas famílias.
 

💼 Desvalorização no mercado de trabalho


Apesar da sua experiência e dinamismo, 52% sentem que não são valorizados profissionalmente. E embora 47% estejam preocupados com o sistema público de pensões, apenas 17% têm um plano privado.
 

🧘 Estilo de vida ativo e digital


Esta geração cuida da saúde (73% cuidam da alimentação, 75% fazem exames preventivos), é autónoma (80% conduzem até aos 70 anos) e está integrada no mundo digital.


🔗 Consulta o estudo completo aqui:

 II Barómetro do Consumidor Sénior em Portugal

O II Barómetro do Consumidor Sénior em Portugal é uma ferramenta essencial para empresas, decisores políticos e para a sociedade em geral, fornecendo dados para melhor compreender e servir uma geração que é fundamental para o presente e o futuro da economia portuguesa. Baseia-se num inquérito realizado a uma amostra representativa de 1123 pessoas com 55 ou mais anos, residentes em território nacional.


Na próxima edição da MAPFRE News


Não perca os 10 pontos chave que definem os séniores em Portugal!

 

 

Comentários

Sem comentários. Queres ser o primeiro?