A 7.ª Edição do Dia Nacional da Segurança Infantil realizou-se no dia 23 de maio e contou, mais uma vez, com a Fundación MAPFRE como parceira exclusiva.
A iniciativa da APSI – Associação para a Promoção da Segurança Infantil quis, este ano, devolver a rua às crianças, com a ideia de que é fundamental reivindicar o espaço público, a bem da saúde das nossas crianças.
Este dia comemorou-se de norte a sul do país, e nas ilhas, de forma presencial e com a participação de cerca de 80 escolas e milhares de crianças e professores.
O que se pretende com esta iniciativa?
Incentivar a análise de comportamentos, a observação de hábitos, com o objetivo de se reclamar a rua, não só para as crianças, mas — em última análise — para toda a comunidade. A promoção de modos saudáveis e sustentáveis de deslocação, obriga à adoção de comportamentos, em ambiente rodoviário, respeitadores dos direitos dos peões, em particular dos mais vulneráveis, como é o caso das crianças.
O desafio?
As escolas devem levar as suas turmas a reivindicar o espaço público, chamando a atenção da comunidade para a problemática do ambiente rodoviário inseguro, no geral, e nas imediações das escolas, em particular. Assim, as crianças foram desafiadas a:
• identificar e refletir sobre as suas dificuldades e obstáculos que dificultam ou impedem as suas deslocações autónomas e seguras no espaço público;
• criar materiais de sensibilização dos adultos para o impacto que os seus comportamentos têm no bem-estar e segurança de todos, apelando à mudança dos mesmos;
• distribuição e afixação desses materiais.
Na Fundación MAPFRE continuamos a associar-nos à APSI e a iniciativas e parceiros que, de forma lúdica e educativa, promovem uma consciencialização para a segurança e mobilidade segura.
Todas as fotos são cedidas pela APSI no âmbito de comunicação e promoção do DNSI
Comentários