A Fundação MAPFRE, através da área de Prevenção e Segurança Rodoviária, aposta na utilização da bicicleta como meio de transporte. Para isso, tem produzido vários vídeos, publicações e estudos com conselhos, medidas de segurança, boas práticas e políticas de mobilidade.

Atualmente existem mais de 800 milhões de bicicletas em todo o mundo. Apresenta-se como um transporte económico e ecológico, com benefícios para a saúde, para todas as idades e que respeita o meio ambiente. A sua utilização, tanto como meio de deslocação ou na sua vertente desportiva, é um catalisador de um estilo de vida mais saudável numa sociedade cada vez mais responsável.

Há um crescente compromisso das instituições para a mobilidade sustentável e, a pouco e pouco, as cidades vão implementando infraestruturas específicas, tais como pistas/passeios especiais e estacionamento para bicicletas, que incentivam a sua utilização. No entanto, as cidades ainda são projetadas para a circulação de automóveis, o que fez com que o crescimento significativo do ciclismo nos últimos anos tenha dado origem à regularização da circulação das bicicletas e à criação de hábitos de comportamento responsável nos condutores, através de ações de sensibilização e de mais informação.

Este grande desafio de incorporar novas formas de mobilidade nas cidades não é só importante pelos seus benefícios para o meio ambiente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa (UNECE), promover e incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte permitiria evitar, na Europa, cerca de 10.000 mortes por ano, promoveria o emprego (poderia gerar cerca de 76.600 novos postos de trabalho), uma vez que aumentaria o comércio dedicado à venda e manutenção de bicicletas, e trabalhos de renovação de áreas destinadas para este transporte.

Se tem uma bicicleta, siga os nossos conselhos e mantenha-se sempre em segurança!

 

   
Fundação MAPFRE Siga-nos no Facebook Esteja a par das atividades da Fundação MAPFRE em Portugal e no mundo
   

Comentários

Sem comentários. Queres ser o primeiro?