50 anos de investimento, paixão e impacto cultural que ultrapassa fronteiras
🖼️A Fundación MAPFRE tem deixado uma marca profunda no panorama cultural internacional. Ao longo dos últimos 50 anos, investiu mais de 285 milhões de euros em atividades culturais. Assim, este compromisso levou arte a mais de 14,5 milhões de pessoas em todo o mundo.
Tudo começou em 1988, quando a Fundación MAPFRE integrou no seu acervo um importante conjunto de obras de Rafael de Penagos. Desde então, organizou mais de 700 exposições. De igual forma, a paixão pela recuperação da modernidade artística em Espanha ficou evidente em mostras de nomes como Sorolla, Sunyer, Rusiñol e Nonell.
Além disso, trouxe para o público grandes temas como Pintores da Alma, A Geração de 14 e Amazonas da Nova Arte. Aos poucos, incorporou também grandes propostas internacionais, incluindo Rodin, o corpo nu, Camille Claudel e Paris 1900.
Um novo espaço, uma nova ambição
🏛️ Em 2008 a Fundación MAPFRE inaugura a sala no Paseo de Recoletos, em Madrid. Nesse mesmo ano, exposições como Degas e The Brown Sisters, de Nicholas Nixon, marcaram o início de uma nova era. Depois, em 2010, a exposição sobre o Impressionismo atraiu mais de 327 mil visitantes e consolidou o espaço como referência museológica mundial.
A força da fotografia
📷 A partir de 2009, a fotografia ganha protagonismo. Assim, em 2020, este caminho culmina na abertura do KBr Center, em Barcelona — um espaço inteiramente dedicado à arte fotográfica.
A arte chega a Portugal
🇵🇹 Este ano, duas exposições marcaram a chegada da Fundación MAPFRE ao público português.
Em primeiro lugar, a retrospetiva de Nicholas Nixon no Centro Cultural de Cascais, com a série completa As Irmãs Brown. Desta forma, foi a primeira grande mostra do artista nos palcos nacionais. Em seguida, inaugurou-se 31 Mulheres. Uma Exposição de Peggy Guggenheim no Centro Cultural de Belém, que celebra artistas pioneiras do surrealismo e abstracionismo. Assim, vai estaraberta ao público até 7 de setembro, por isso, se ainda não visitou, ainda vai a tempo!
Impacto em milhões de pessoas
Em resumo, foram mais de 285 milhões de euros investidos em atividades culturais ao longo dos últimos 50 anos. Desta forma, a arte chegou a mais de 14,5 milhões de pessoas, transformando a forma como a cultura é vivenciada na nossa sociedade.
Aqui encontra mais informação das exposições da Fundación MAPFRE.
Comentários