A Fundação MAPFRE e o Fundação Grupo Siro uniram-se num projeto solidário que envolve a produção e distribuição de 2.5 milhões de bolachas, enriquecidas com vitaminas e minerais, para ajudar a cobrir as deficiências nutricionais de milhares de famílias com carências alimentares em Portugal e Espanha.

Com efeito, 100 gr de bolachas cobrem 50% das necessidades diárias de vitaminas e minerais, e pelo custo de produção de apenas 30 cêntimos.

Responsáveis da MAPFRE Portugal e do Grupo Siro assinalaram este projeto, numa visita guiada às instalações da Fábrica da Cerealto Siro Foods, situada em Sintra e responsável pela produção total de bolachas para distribuição ibérica. A visita contou com participação de Luís Anula (CEO da MAPFRE Portugal), Alvaro Castillo (diretor Comercial MAPFRE Portugal), Lucia Criado del Rey (diretora de Recursos Humanos MAPFRE Portugal), Carla Quinteiro (diretora Técnica MAPFRE Portugal), João Gama (diretor de Marketing e Clientes MAPFRE Portugal), Luis Ángel López (CEO Cerealto Siro Foods), Alfonso Arroyo (diretor Categoría Galletas), Liliana Bernardino (chefe de Fábrica), Marina Carreira (project manager da Fábrica).

Durante esta visita foi possível conhecer todo o processo de produção das bolachas, desenvolvidas durante dois anos de investigação conduzida pela Fundação Grupo Siro.

Explicação do processo de produção por parte
dos responsáveis da fábrica

 

O Projeto

Em Portugal, serão distribuídas seis toneladas (o equivalente a meio milhão de bolachas) a partir do final deste mês, numa operação assegurada pela Fundação MAPFRE junto das três instituições abrangidas pela iniciativa: Banco Alimentar Contra a Fome, Casa – Centro de Apoio ao Sem Abrigo e Refood.

Já em Espanha, a distribuição será feita através do projeto “Sé Solidario” da Fundação MAPFRE e da Federação Espanhola de Bancos de Alimentos (FESBAL), sendo que em ambos os países a iniciativa conta com a colaboração dos Voluntários Fundação MAPFRE.

Segundo Luis Anula, CEO da MAPFRE, "estamos muitos orgulhosos por participar num projeto tão inovador e solidário que nos permite unir forças com o Grupo Siro no sentido de combater a desnutrição, um problema que afeta mais de 800 milhões de pessoas no mundo e que, lamentavelmente, aumentou em todos os países como resultado da pandemia."

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 MG 8280   MG 8327

Estas bolachas nutricionais, com distribuição gratuita, não estão disponíveis para venda ao público e foram desenvolvidas durante dois anos de investigação conduzida pela Fundação Grupo Siro. 

 

O produto contém vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B6, B12, C, D e E e ácido fólico, bem como proteínas, cálcio, ferro, magnésio, iodo e elevado teor de fibras. Foram utilizadas na sua produção farinhas integrais, óleo de girassol com elevado teor de oleaginosas e quantidades reduzidas de sal e açúcares abaixo do limite crítico estipulado pela OMS, o que lhe permitiu obter uma classificação Nutriscore A. As recomendações do CODEX Alimentarius Global, bem como os critérios do modelo de perfis nutricionais da Organização Pan-Americana de Saúde, foram também tidos em conta.


Unidos contra a desnutrição

Com o desenvolvimento desta bolacha nutricional, a Fundação MAPFRE e o Fundação Grupo Siro estão a unir forças para combater a desnutrição que aumentou em todos os países como resultado da pandemia.

Em 2020, o primeiro ano da pandemia, 2,037 milhões de portugueses encontravam-se em risco de pobreza ou exclusão social, revelam os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O indicador conjuga as condições de risco de pobreza, de privação material severa e de intensidade laboral per capita muito reduzida.

O termo “fome oculta” que, segundo a Unicef, afeta mais de 2.000 milhões de pessoas no mundo e 24,3% da população com menos de 5 anos na Europa, refere-se à situação de subnutrição vivida atualmente pelas pessoas que, com um consumo adequado de energia, não conseguem cobrir as necessidades de alguns micronutrientes, tais como as vitaminas A e D, e os minerais ferro e zinco.

Há também os idosos, um “grupo vulnerável”, que tradicionalmente “sofrem um maior risco de desnutrição”, entre outras causas, devido à falta de apetite, problemas de mastigação, polimedicação, inatividade física e solidão.

A distribuição gratuita das bolachas Galletas com Vitaminas y Minerales está em linha com os valores de Zero Fome e Saúde e Bem-Estar da Fundação MAPFRE, que se inserem nas iniciativas da Unicef para pôr fim à fome e garantir uma vida sã e promover o bem estar para todos em todas as idades. Recordamos que a Fundação MAPFRE impacta em 11 dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pelas Nações Unidas, porque o seu compromisso é construir um futuro mais humano.

Arquivado em: