Na passada 4.ª feira foi apresentado pela primeira vez, em Lisboa, pela Fundação MAPFRE, oBarómetro do Consumidor Sénior português. Desenvolvido com base em inquéritos a mais de 1000 pessoas, o barómetro inclui um estudo realizado em agosto de 2022, pela gigante tecnológica Google, com base nas pesquisas de 1,8 milhões de pessoas na Internet deste segmento da população.


Nesta pesquisa concluiu-se que a população digital sénior portuguesa utiliza a internet como um canal educativo informativo no seu dia a dia

Perto de 40% da população portuguesa tem mais de 55 anos: são mais de 3,8 milhões de pessoas numa população de 10 milhões de habitantes, o que coloca enormes desafios a empresas, instituições e marcas.
 

Na apresentação do Barómetro, além do CEO da MAPFRE Portugal, Luis Anula e restante Comité de Direção, destacamos a presença do Secretário de Estado do Tesouro - João Nuno Mendes, Presidente da APS - José Galamba de Oliveira, diretor do Centro de Investigação Ageingnomics da Fundação MAPFRE - Juan Fernandez Palacios e do diretor Geral da Fundação MAPFRE - Julio Domingo Souto.

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Luis Anula (CEO da MAPFRE Portugal) na abertura

 

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José Galamba de Oliveira (Presidente da APS)
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João Nuno Mendes (Secretário de Estado do Tesouro)

 

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Juan Fernández Palacios (diretor do Centro de Investigação Ageingnomics da Fundação MAPFRE)

 

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Julio Domingo Souto (diretor Geral da Fundação MAPFRE)
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Da esquerda para a direita: Roberto Rivera (diretor de Relações Públicas e Comunicação da Atrevia), Helena Martins (Public Policy and Government Relations manager, Google Portugal), Luis Anula (CEO da MAPFRE Portugal) e Iñaki Ortega (PHD, coautor e assessor conselheiro do Centro de Investigação Ageingnomics)
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O painel responsável pela apresentação e análise do Barómetro


Os principais indicadores do Barómetro

  • geração que tem mais de 55 anos em Portugal navega na internet, e tem um interesse mais elevado em levar uma vida ativa e diversificada em relação a outros grupos etários
     
  • 49% da população digital +55 pertence ao segmento Do It Yourself, consultando regularmente tutoriais online sobre bricolage, decoração, manutenção ou reparação de veículos. É, aliás, 69% mais provável encontrar Do It Yourselves entre os 55+ do que entre todos os outros grupos etários.
     
  • 32% desta população informa-se em canais online sobre receitas culinárias. É também, aliás, 81% mais provável encontrar uma pessoa de 55+ a consultar receitas do que nas restantes idades.
     
  • A geração digital sénior portuguesa está informada sobre a atualidade política e económica, sendo que 30% da população está a par das últimas notícias online sobre entretenimento. É, aliás, 56% mais provável encontrar uma pessoa de 55+ a par das notícias do que nas restantes idades.
     
  • Há 2,07 vezes mais probabilidades de encontrar uma pessoa de 55+ atualizada sobre as notícias locais do que nas restantes idades.
     
  • Cerca de 25% da população que navega na internet está interessada em atividades de fitness, sendo 14% mais provável encontrar uma pessoa interessada em hábitos de vida saudáveis entre os maiores de 55 do que nas restantes idades.
     

O I Barómetro do Consumidor Sénior em Portugal estuda pela primeira vez os consumidores seniores (com mais de 55 anos) em Portugal, através do Centro de Investigação Ageingnomics, criado em 2020 em Espanha.