A Missão da Fundação MAPFRE é promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento da sociedade. Em Portugal, é com muito orgulho que ao longos dos anos a Fundação MAPFRE tem contribuído para projetos na Área Social, tendo desenvolvido parcerias com várias entidades: RE-FOOD, Novo Futuro, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Ministério da Educação, entre outros.

É, por isso, que a Fundação MAPFRE em Portugal continua a promover parcerias com entidades que, pelo seu contributo social e trabalho comunitário, têm uma missão e valores comuns. Em 2021, iniciámos uma nova parceria no âmbito da Área Social, com o Centro Social da Musgueira, para desenvolver o projeto Brinca & Forma. 

Este projeto irá abranger 100 crianças do jardim de Infância (entre os 3 e 6 anos) e 42 jovens (entre os 15 e os 25 anos).

  • Para os mais Novos (Jardim de Infância), o foco será na:
    • Educação e Ambiente: desenvolvimento saudável das crianças, valorizando a brincadeira e aprendizagens ao ar livre. Combater o sedentarismo e criar as condições para que as crianças se tornem mais independentes, criativas e resilientes.
    • Saúde: acesso a consultas de terapia da fala, ocupacional e acompanhamento psicológico de crianças carenciadas e vulneráveis.
  • Para os mais Jovens, o foco será na: capacitação e desenvolvimento de competências pessoais e sociais, orientadas para a empregabilidade e posterior integração no mercado de trabalho, mas também a sua inclusão social, através de formações e workshops de:
    • inglês;
    • empoderamento feminino;
    • acesso ao mercado de trabalho;
    • empreendedorismo social/comunitário.

 

O apoio dos Voluntários MAPFRE

Como não podia deixar de ser, estamos já a preparar várias ações com o Centro para o próximo ano. Recentemente doámos material didático e uma enciclopédia, entregues no passado dia 13 de dezembro na Sede da MAPFRE, em Miraflores:

centro social musgueira
Da esquerda para a direita: João Gama (diretor Marketing e Clientes MAPFRE), Filipe Sousa (gestor Sinistros MAPFRE),
Bárbara Andrade (Centro Social da Musgueira), Ana Barata (diretora geral Centro Social da Musgueira)
e Lucia Criado del Rey (diretora Recursos Humanos MAPFRE)

 

Nunca te esqueças que não há nada mais importante que ajudar os outros. Na Fundação MAPFRE trabalhamos há mais de 45 anos para ajudar a contruir um futuro mais humano!

 

 

 

 

 

 

 

 

Centro Social da Musgueira

Nasceu há 58 anos para apoiar a população residente no antigo Bairro da Musgueira, a maior mancha de barracas da cidade de Lisboa. Com o projeto de requalificação da zona da Alta de Lisboa, as barracas foram extintas e a população realojada em prédios de habitação social. O Centro foi-se adaptando e respondendo às necessidades da população. Atualmente, dispõe de nove valências frequentadas por cerca de 600 utentes diariamente: Jardim de Infância, ATL 1º ciclo, TPC Media para 2º e 3º ciclos, Mediateca para jovens, Salas de Estudo, Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário, Gabinete de Inserção Profissional e Formação Profissional para desempregados.

 

Arquivado em: