No passado dia 02 de fevereiro decorreu a tão aguardada Reunião Anual de 2021 que, entre colaboradores e Rede Própria, reuniu mais de 400 pessoas para a apresentação dos resultados de 2020 e a estratégia e novidades para 2021. A reunião contou a presença do CEO da MAPFRE Portugal, Luis Anula, da Diretora da Área Técnica, Carla Quinteiro, e, por fim, do Diretor Comercial, Alvaro Castillo.

Formato digital 

Esta foi a primeira novidade e chegou mesmo antes da realização da reunião. Pelas condicionantes que a pandemia nos impõe, fomos obrigados a encontrar uma solução para a realização da reunião e, pela primeira vez na história, tivemos uma reunião anual totalmente digital. Aproveitando as novas tecnologias e o contributo do jornalista Luís Maia da SIC, que nos acompanhou durante toda a sessão, conseguimos reunir praticamente todos os convidados para um live streaming.

Resultados de 2020, estratégia 2021 e alguns marcos importantes

A reunião iniciou com a apresentação do nosso CEO, Luis Anula, que antes de entrar em muitos detalhe, que em primeiro lugar fez questão de frisar o excelente trabalho e desempenho de todos num ano tão difícil e desafiante como 2020, e o papel individual que todos tivemos e da MAPFRE perante a COVID-19 e que faz de nós um exemplo.

Seguiu-se a habitual apresentação de resultados, dos quais podemos destacar os seguintes aspetos:

  • Superámos o mercado no crescimento em prémios;
  • Conseguimos obter fantásticos rácios combinados e resultados;
  • Temos os melhores rácios de solvência do mercado.

Estes indicadores são suportados, naturalmente, pela estratégia levada a cabo nos últimos 4 anos que assenta, sobretudo, em aspetos como: desenvolvimento da rede própria, mix de carteira, ramos rentáveis, método de trabalho e resultados, entre outros.

Não menos importante foi o especial destaque dado à MAPFRE Santander, sendo que uma das novidades é o lançamento do produto automóvel em março de 2021.

De seguida, e através de videoconferência, contamos com a participação da Diretora da Área Técnica, Carla Quinteiro, que nos brindou com as novidades da área, e principalmente no foco na transformação dos processos.

Em 2020 destacou o papel fundamental da transformação e, alguns exemplos, como a Maria Arquiva que arrumou aproximadamente 42.000 emails de um modo automático, o Manuel Atualiza que, de forma também automática, atualizou mais de 6.500 apólices de Vida Risco Crédito Habitação. E ainda a ferramenta Talk M foi utilizada para aproximadamente 23.000 mensagens que ficaram automaticamente catalogadas e visíveis.

Uma das grandes novidades foi a apresentação do novo Multirriscos Empresa, um produto inovador, personalizável e exclusivo que protege os clientes empresa, com múltiplas coberturas, que se adaptam aos diferentes tipos de negócio. Mas não é só… este produto conta também com um novo simulador-emissor que promove a agilidade dos processos, a transparência, a rapidez, num processo (quase) 100% digital.

Por fim, Alvaro Castillo, Diretor Comercial da MAPFRE, começou por abordar os eixos de desenvolvimento comercial de 2020 e o esforço de todos para conseguir a adaptação aos novos métodos de trabalho, fazendo as coisas de forma diferente e alcançando resultados positivos.

Para 2021 continuamos a ter presente nas nossas vidas a pandemia, sendo que é fundamental continuarmos a ser inovadores e a adaptarmo-nos. O cliente continua a figurar no centro da nossa atuação e a proposta de valor para os mesmos, onde se inclui os descontos por Integralidade, o Cuidamos de Ti e a Área de Cliente MAPFRE, que devem fazer parte do nosso dia-a-dia.

Destacamos ainda como novidades o regresso da Convenção que, tal como o Alvaro referiu, acreditamos que “à terceira é de vez”.

Finalmente, o nosso CEO, Luis Anula, apresentou as conclusões das reuniões e deixou-nos algumas reflexões importante sobre o futuro do nosso negócio.

A surpresa

Antes de terminar a reunião contámos ainda com uma especial surpresa diretamente de Espanha. Foi possível ouvir algumas palavras em português, de apreço e confiança de José Manuel Inchausti, CEO Área Territorial Ibéria, que felicitou todos pelos excelentes resultados obtidos num ano difícil. Aproveitou ainda para reforçar que é necessário continuar o bom desempenho para que 2021 seja um ano igualmente positivo.

 

“O futuro depende de nós”, Luis Anula.