Hoje celebramos as Mulheres MAPFRE. Hoje a MAPFRE News é escrita apenas por Mulheres MAPFRE!

 

Para além do vídeo que preparámos, quisemos complementar a nossa Edição Especial com o testemunho de algumas mulheres, as quais, cada uma à sua maneira, têm uma importante mensagem a passar aos nossos leitores.

 

500x400 Sbornett

 

MAPFRE News: Diz em três palavras o que é para ti ser mulher?
Soraia Bornett: Força, determinação e resiliência.
A capacidade distintiva que temos em superar obstáculos, a maior sensibilidade e facilidade em criar empatia com quem nos rodeia e a força para enfrentar desafios, são características que definem a experiência de ser mulher tanto na sociedade, como no ambiente profissional.


MAPFRE News: Quais são os maiores desafios no teu percurso profissional?
Soraia Bornett: O grande desafio do meu percurso profissional, e que acredito ser dos desafios com espaço para melhoria diária e contínua, prende-se com a capacidade de liderança. Garantir que cada membro da equipa se sente valorizado, motivado e alocado à função onde pode contribuir e agregar maior valor, representam desafios exigentes.

Envolve ter em conta os skills e paixões de cada um, e também ter uma visão estratégica que ligue as prioridades da empresa com as habilidades de cada recurso, garantindo que estamos alinhados e a trabalhar sempre por um objetivo comum.

Diria que os desafios até agora enfrentados são transversais a todos os profissionais, independentemente do género.


MAPFRE News: Como se têm diferenciado as mulheres na tua área?
Soraia Bornett: Na minha equipa somos um total de seis membros, em que cinco são mulheres, o que é bastante revelador sobre a existência de oportunidades e capacidades que as mulheres revelam em áreas mais técnicas, como é a de Análise de Dados e a Modelagem Preditiva. Nestes campos, a diferenciação passa pela capacidade de combinar a análise rigorosa com a compreensão intuitiva das necessidades de mercado e do cliente. Esta fusão, de analítica com intuição, tem levado a soluções inovadoras e abordagens bastante personalizadas às necessidades de todos os stakeholders.

A MAPFRE em Portugal, tendo cerca de 56% de mulheres nos seus quadros, algumas em posições de liderança, demonstra, sem margem para dúvidas, a valorização para com os seus colaboradores, independentemente do seu género.


MAPFRE News: Como consegues equilibrar a tua vida profissional e pessoal?
Soraia Bornett: O equilíbrio é alcançado através de uma mistura de disciplina e flexibilidade. Esforço-me por estabelecer prioridades claras, e quando as estabeleço tento dedicar-me totalmente a elas, seja num projeto no trabalho como num momento em família ou com amigos. O facto da MAPFRE permitir uma política de trabalho remoto tem permitido ajustar e promover com mais facilidade este equilíbrio.

Sou também flexível, reconhecendo que nem todos os dias serão perfeitamente equilibrados e que isso também é natural. O importante é, quando fizermos um balanço, existir um sentimento de progresso e satisfação em todas as áreas da nossa vida.


MAPFRE News: Que mensagem gostarias de deixar às mulheres no Dia Internacional da Mulher?
Soraia Bornett: Cada desafio enfrentado é uma oportunidade para crescer, e é este o trabalho que devemos continuar com a garra e persistência que nos caracteriza. O sucesso mede-se pelos resultados, e também pelo impacto que temos nas pessoas que nos rodeiam. Que continuemos a jornada com otimismo, com companheirismo e com espírito de entreajuda.

Se no final de cada dia tivermos pelo menos entregue um sorriso, os projetos de sucesso profissionais e pessoais serão apenas uma consequência.

 

Comentários (1)

MAPFRE Santander Hace 7 meses
Parabéns pela tua forma de abordagem ás questões colocadas e modo de estar na vida. Sem dúvida um modelo com impacto positivo na tua vida e na dos que te rodeiam.