Crescimento Sólido Apoiado no Plano Estratégico
A MAPFRE alcançou um lucro líquido de 276 milhões de euros no primeiro trimestre de 2025. Este valor representa um aumento de 27,6% face ao ano anterior. Os bons resultados mostram a eficácia do plano estratégico em curso.
Os prémios emitidos cresceram 5,4%, atingindo 8,58 mil milhões de euros. A taxa de crescimento seria de 8,1% se considerarmos a taxa de câmbio constante. Houve melhorias na maioria das linhas de negócio, especialmente no ramo de Não Vida.
Melhorias Técnicas e Financeiras em Não Vida
O ramo de Não Vida consolidou melhorias, com um índice combinado de 94,1%, menos 1,7 pontos percentuais (p.p. A MAPFRE RE, que inclui Resseguro e Riscos Globais, contribuiu com 48 milhões, mesmo com o impacto dos incêndios na Califórnia.
O ramo Automóvel destacou-se. Melhorou tecnicamente e contribuiu com 51 milhões, um aumento de 64 milhões em relação ao primeiro trimestre de 2024.
Algumas das Principais Magnitudes
- As tendências de crescimento em moeda local foram muito sólidas. A desvalorização das principais moedas, especialmente o real brasileiro, o peso mexicano e a lira turca, afetaram os números de crescimento em euros.
- O resultado líquido, que chega a 276 milhões, cresce 27,6% fundamentado nos seguintes fatores:
- Expressiva melhora do resultado técnico de Não Vida, que aumenta 49,5% e alcança 253 milhões brutos, graças às medidas técnicas adotadas.
- Forte contribuição do resultado financeiro bruto de Não Vida, que alcança 204 milhões (+4,4% em relação ao ano anterior).
- Importante contribuição do negócio de Vida, com resultado atribuível de 70 milhões, e excelente índice combinado de Vida Risco (83,9%).
- O efeito dos ajustes por hiperinflação teve um impacto negativo líquido de 9,5 milhões de euros (24,6 milhões no primeiro trimestre de 2024).
- As mais-valias líquidas realizadas contribuíram com 22 milhões de euros (10 milhões no primeiro trimestre de 2024).
- A taxa combinada do ramo Não Vida melhorou 1,7 pontos percentuais, chegando a 94,1%.
- No segmento de Automóveis, o índice combinado melhorou em 5,9 p.p., chegando a 99,3%, com melhorias relevantes na maioria das regiões.

Região Ibéria com Desempenho Excecional
A região Ibéria apresentou um resultado líquido de 121 milhões de euros, mais 65,6% do que no ano anterior. Portugal contribuiu com 1,6 milhões (prémios subiram 6,1%). Os prémios aumentaram 2,9%, com crescimento em todos os ramos de Não Vida.

Dividendos e Perspetivas
O dividendo complementar referente a 2024 será pago no dia 29 de maio. A MAPFRE reforça a sua posição sólida e mostra capacidade para continuar a crescer de forma sustentável.
A informação mais completa e detalhada está disponível em mapfre.com
Comentários