Num mundo que depende, cada vez mais, de dados digitais, as bases de dados são um dos recursos mais valiosos para as empresas.

Espinha dorsal de qualquer negócio – já que contêm informações sobre aspetos fundamentais da organização – este conjunto de dados estruturado é o principal meio para manter todos os registos importantes acerca de clientes e funcionários. E porque vivemos na era da conectividade, nunca foi tão importante conseguir aceder rapidamente à informação, fazer segmentações para novos produtos e até escolher o cliente certo para cada produto. É, por isso, fundamental que estes possam ser facilmente consultados, geridos e atualizados.

Sem uma base de dados eficiente, as empresas correm o risco de serem pouco eficazes. Perder dados pode significar perder resultados e pôr em causa futuras estratégias de crescimento. Com vista a dar resposta a esta realidade, a MAPFRE tem vindo a redobrar a sua preocupação no que diz respeito à qualidade dos dados dos seus clientes, algo que tem permitido incrementar, significativamente, o desenvolvimento do seu negócio. Alberto Axpe, diretor comercial da MAPFRE, sublinha: “Qualquer empresa que consiga analisar rapidamente uma grande quantidade de dados está preparada para interagir com um mundo extremamente conectado. Na MAPFRE, procuramos estabelecer medidas específicas para manter uma base de dados precisa e com contactos válidos. Preocupamo-nos em preencher corretamente todos os campos e em fazer atualizações rigorosas e recorrentes, pois sabemos que esta é uma peça fundamental para diferenciar a nossa mensagem e garantir o seu impacto no público certo”.

AAxpe
Alberto Axpe, diretor Comercial MAPFRE

 

 

COMO MANTER OS DADOS CORRETAMENTE ATUALIZADOS

Para manter a informação atualizada, é necessário verificar com frequência os dados dos nossos clientes – nome completo, morada, endereço de email, data de nascimento, telefone, telemóvel, agregado familiar, escolaridade, profissão, seguros subscritos, passatempos, etc. Ao garantir que estas informações estão corretas, mantendo-as em constante atualização, os departamentos de Marketing e as áreas comerciais das empresas vão poder desenvolver ações mais detalhadas para cada segmento, ou mesmo específicas para cada cliente.

O nível de segurança de uma base de dados relaciona-se com a eficácia com que os dados estão a salvo de falhas, hackers ou de serem apagados de forma não intencional. É fundamental estar ciente de possíveis ameaças ao reduzir a vulnerabilidade e superfícies de ataque nas bases de dados, bem como compreender de que forma os hackers podem aceder aos seus dados. Mediante um planeamento adequado, é possível garantir que a empresa está totalmente operacional e que nenhum dado está em risco. Este é um trabalho de todos!

Para Carla Quinteiro, diretora Técnica e de Operações da MAPFRE, este é um tema que merece toda a atenção: “Hoje em dia, todas as empresas dependem da tecnologia. Na MAPFRE, a proteção dos nossos ativos (dados dos clientes, interações com a companhia, etc.) tem vindo a ser uma preocupação crescente, pois sabemos que, em larga medida, o nosso sucesso também depende de redes, de sistemas eletrónicos e de uma boa base de dados".

Carla Quinteiro MG 8868
Carla Quinteiro, diretora Técnica - Operações MAPFRE 
 

A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DOS DADOS EM 4 PONTOS

Happy woman chatting with friends online
 
  1. Uma boa gestão de dados, garantindo a sua integridade, é elementar para acompanhar a concorrência e tirar partido das oportunidades de mercado;
  2. Melhorar a qualidade da informação permite aumentar a confiança na tomada de decisões, uma vez que informações corretas diminuem riscos e são precursoras de melhores resultados;
  3. Ao dispor de uma base de dados corretamente atualizada e adaptada às necessidades, é possível determinar de forma precisa informações sobre o público atual, a fim de encontrar potenciais novos clientes com atributos semelhantes;
  4. Uma boa base de dados pode ser útil para afunilar e direcionar campanhas, desenvolvendo produtos, campanhas ou conteúdos que atraiam os clientes certos. Quanto mais souber sobre o seu público, mais fácil será captar a sua atenção.