O CESVIMAP, Centro de Investigação e Desenvolvimento da MAPFRE juntou-se ao Centro português de Formação Profissional de Reparação Automóvel (CEPRA) para prestar uma formação em veículos eléctricos a peritos portugueses e espanhóis da MAPFRE.

O curso prático de três dias decorreu em Ávila (Espanha) e da MAPFRE Portugal viajaram 11 peritos. 

Legenda da foto (em cima): Rafael Ibanes, Hugo Ferreira, Rafael Arnela, Augusto Soares, Luis Rocha, Belmiro Alves, Fábio Pereira, João Gonçalves, Joaquim Gouveia, José Cabrela, Formador CESVIMAP Juan Carlos Hernandez Primitivo, Pedro Manso (o perito Diamantino Conceição não pode estar presente na formação por motivos pessoais).

Dois dos dias foram dedicados ao conhecimento e intervenção em veículos eletrificados, enquanto o terceiro foi exclusivamente sobre sistemas avançados de assistência à condução (ADAS).

O curso incluiu ainda um estudo aprofundado dos elementos característicos dos carros eletrificados e da sua tecnologia, dando especial atenção ao trabalho seguro em oficina.

A formação, integrada no programa ERASMUS +, baseou-se em práticas reais de “desenergização” (a supressão da energia ou da corrente elétrica) de um veículo eléctrico, utilizando a realidade virtual e posteriormente trabalhando em segurança com automóveis reais, nomeadamente a hidrogénio, cuja presença no mercado ainda é limitada mas cuja sustentabilidade é relevante por apenas emitir vapor de água.

No último dia, os formandos portugueses e espanhóis tiveram a oportunidade de se familiarizar com o funcionamento dos sistemas ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) e a sua tecnologia e de verificarem, em primeira mão, como a sua crescente inclusão afeta os processos de reparação na oficina. Um sistema ADAS mal calibrado pode ter um efeito decisivo no desempenho do veículo, pelo que os estudantes do CEPRA puderam realizar pessoalmente uma prática de calibração.

Para a MAPFRE, a formação contínua é fundamental para garantir a qualidade do serviço prestado. Com o curso da CEVISMAP, a equipa de peritos especializou-se numa área com tendência crescente de procura: a de reparação mecânica de viaturas elétricas.

Recentemente, aliás, a CESVIMAP foi procurada pelos representantes de uma das maiores marcas automóveis em Portugal: a Toyota Portugal, com quem assinou um contrato para formar os seus profissionais na área dos automóveis elétricos.

 
Cesvimap peritos
Legenda da foto (da esquerda para a direita):

 

ERASMUS +

Este curso foi realizado no âmbito do programa ERASMUS +, programa europeu que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto, que promove a inscrição de participantes de diferentes países. Neste caso, a formação foi dada a um grupo com duas nacionalidades, portuguesa e espanhola.

CESVIMAP

O CESVIMAP, o Centro de I&D da MAPFRE, segue o modelo MAPFRE Open Innovation, concentrando a sua investigação tecnológica na redução de acidentes de viação e na definição de processos de reparação mais eficientes para melhorar os resultados pós-venda (fabricantes de veículos, oficinas, peritos, fornecedores de mobilidade, etc.). O CESVIMAP integra a sustentabilidade na sua atividade, incorporando os aspetos ambientais do grupo MAPFRE. A sua filosofia tem sido transmitida a outros centros CESVI em todo o mundo.

CEPRA

Centro de Formação Profissional para a reparação de automóveis, com filiais em Lisboa e no Porto. Tem por objetivo a promoção e valorização profissional do setor da reparação automóvel, serviços e indústrias representadas pelas associações fundadoras.