Cuidado, esta é uma tática dos hackers que está a ser muito utilizada: utilizam o WhatsApp para se fazerem passar por diretores de empresas.
Este golpe tem como objetivo enganar empregados ou parceiros de uma empresa, para que paguem uma fatura ou realizem uma transferência a partir da conta da empresa para uma conta criminosa, supostamente a pedido do diretor/CEO.
Como funciona esta fraude?
É muito fácil criar um perfil falso no WhatsApp. Os criminosos procuram informações na internet e nas redes sociais e criam um perfil falso, a fazer-se passar por outra pessoa, com todas as informações (foto, contactos, etc.).
Como te podes proteger?
- Desconfia de solicitações de pessoas que não estão na tua lista de contactos do WhatsApp;
- Os hackers podem utilizar fotos, contactos e emails de colegas ou diretores da empresa para criarem perfis falsos;
- Utiliza outros meios para verificar qualquer pedido relacionado com pagamentos, transações ou alterações de números de conta com a pessoa que o está a solicitar ou com a tua chefia direta;
- Respeita sempre os procedimentos definidos para realizar pagamentos e alterações de conta;
- Não utilizes o WhatsApp como ferramenta de trabalho no que diz respeito a pagamentos, contas de cobranças ou outras operações relevantes.
MUITO IMPORTANTE
Em caso de incidente, dúvida, atividade suspeita, chamadas de números internacionais suspeitos, entra de imediato em contacto com a área de Segurança e Meio Ambiente: z_UnidadeSegurancaeMeioAmbiente@mapfre.pt
Comentários