O mercado ibérico automóvel esteve em destaque na terceira edição do IBIS Iberia, realizada em Ávila nos dias 15 e 16 de setembro. Assim, esta conferência internacional, promovida pelo CESVIMAP e IBIS Worldwide, reuniu mais de 500 profissionais do setor da reparação automóvel de Espanha e Portugal. Desta forma, fabricantes, seguradoras, grupos de oficinas e especialistas debateram os principais desafios e oportunidades do setor.


Um fórum de referência para o setor automóvel ibérico


O IBIS Iberia consolidou-se como o principal ponto de encontro para o mercado ibérico automóvel, promovendo debates sobre rentabilidade, sustentabilidade, inteligência artificial (IA), veículos usados (VO) e peças recicladas. Em resumo, a colaboração entre oficinas e seguradoras, o crescimento do renting e os novos modelos de mobilidade foram os temas centrais deste evento.

Além disso, no que diz respeito à transformação do ecossistema seguradora-oficina-peças de reposição, foram analisados alguns fatores. Ou seja, as tendências do setor em Espanha e Portugal, a relação entre seguradoras e fornecedores e o impacto da tecnologia nos custos de reparação. Ou seja, estes ​​foram tema de debate para Pablo Jiménez Villa (ICEA) e Francisco Javier Cobos (MAPFRE). Depois, Luis Ursúa (CETRAA) e Rodrigo Ferreira da Silva (ARAN) explicaram a realidade portuguesa: custos elevados, falta de formação e rentabilidade em declínio. Por sua vez, Carlos Martín (ANCERA) apelou à visão de cadeia: "Se a oficina fica doente, os revendedores e distribuidores de peças sentem."

700x400 ibis


Sustentabilidade e excelência operativa das oficinas


A sustentabilidade foi apresentada como uma alavanca para a rentabilidade dos negócios. Ou seja, destacaram-se práticas como o uso de peças reutilizadas ecológicas, a eficiência energética e formação em processos sustentáveis. De seguida José Luis Gata (Solera) destacou os números de Portugal e Espanha, falou nos veículos com mais de 15 anos que vão duplicar em 2035, reforçando a importância de soluções sustentáveis para um parque automóvel envelhecido.


Novos modelos de mobilidade e pós-venda


Espanha é o país europeu líder em número de empresas de subscrição, com as novas oportunidades para as oficinas. Por exemplo, novos programas de garantia e soluções específicas de seguros, bem como programas personalizados de serviço, manutenção e reparação, foram temas em debate

O modelo de subscrição de veículos é um dos serviços de mobilidade mais ativos atualmente, especialmente entre menores de 36 anos em ambientes urbanos. Desta forma, o painel de discussão apresentou exemplos da Mondocar, Europcar e Enterprise e Faconauto que apostam em soluções rentáveis e sustentáveis.


O veículo usado como oportunidade estratégica


Com previsões de mais de 2,2 milhões de unidades em 2025, o VO afirma-se como um motor de crescimento. Nesse sentido, as operações de remarketing e recondicionamento representam uma oportunidade lucrativa para concessionários, oficinas e fabricantes.


Inteligência artificial na reparação automóvel


A IA já está a transformar o setor da reparação de sinistros. De facto, apresentaram-se casos reais de automatização de processos e peritagens inteligentes, mostrando como a tecnologia pode melhorar a experiência do cliente e aumentar a eficiência das oficinas.  Além disso, reforçou-se que a IA veio para complementar, sendo o fator humano essencial.  


A reutilização como pilar económico


A reutilização é essencial para a rentabilidade das oficinas. Por outro lado, a concentração na cadeia de distribuição e os serviços adicionais influenciam diretamente os custos, tempos de resposta e eficiência. Sem dúvida, sem este negócio, muitas oficinas enfrentariam dificuldades de continuidade.


Sobre o CESVIMAP


O CESVIMAP, centro tecnológico da MAPFRE, lidera a transição para uma mobilidade sustentável e digital. Assom, com mais de 800 testes de colisão e 700 projetos de investigação, é uma referência global na reparação e reciclagem automóvel. De igual forma, é o centro tecnológico de referência global para o desenho, utilização, seguimento, manutenção, reparação e reciclagem de veículos.


Sobre IBIS Worldwide


O Simpósio Internacional da Indústria de Oficinas (IBIS) promove, desde 2001, o diálogo global no setor da reparação de Sinistros. Com efeito, ajuda os profissionais a antecipar tendências e a alinhar-se com todos os agentes de mudança.
 

Comentários

Sem comentários. Queres ser o primeiro?