A MAPFRE reduziu 1.167.483 toneladas de emissões de CO2 associadas aos seus investimentos, equivalente a aproximadamente todas as emissões geradas por uma cidade de 200.000 pessoas num ano. Esta redução foi realizada progressivamente entre 2019 e 2021, período durante o qual as emissões da empresa diminuíram 20%.
A redução das emissões de carbono em toda a cadeia de valor, incluindo a sua carteira de investimentos, faz parte do conceito #Apartequenostoca, que representa o compromisso da MAPFRE com o objetivo comum de construir um mundo mais sustentável - ou seja, um mundo mais justo, mais próspero e mais igualitário.
Considerando o impacto ambiental dos seus investimentos, faz parte da estratégia da MAPFRE diminuir a sua pegada de carbono em todas as suas atividades e áreas de influência, incluindo as relacionadas com a sua carteira de ativos.
Medição
Realizada segundo uma metodologia desenvolvida internamente pela MAPFRE AM, a medição permitiu ao grupo estudar novos ativos para avaliar os riscos associados às alterações climáticas nos investimentos do grupo. Com este marco, a MAPFRE avança para o seu objetivo de reduzir as emissões na sua carteira de investimentos em 10% até 2024.
Para o efeito, esta ferramenta de medição é utilizada para calcular o total das emissões anuais geradas pelos ativos da empresa. Assim, a empresa identifica os riscos e oportunidades que os seus investimentos representam em relação ao desenvolvimento sustentável da empresa, o que é fundamental para assegurar uma oferta de produtos e serviços com baixo teor de carbono.
Com esta nova metodologia, MAPFRE dá mais um passo em frente na qualidade e capacidade de comunicar a sua pegada de carbono; embora a regulamentação atual tenha estabelecido certos indicadores específicos para tais cálculos, existem ainda vários desafios para determinar como calcular ativos tais como obrigações do Estado, ativos do sector financeiro, empresas privadas, derivados ou fundos, etc.
Plano Estratégico de Sustentabilidade 2022-2024
No âmbito do Plano Estratégico de Sustentabilidade 2022-2024, sob o conceito #Apartequenos toca, a MAPFRE comprometeu-se a contribuir para a descarbonização da economia, visando alcançar a neutralidade de carbono até 2050, ou seja, zero emissões líquidas nas suas carteiras de seguros e resseguros.
Comentários